Cairoli participa de assembleia da Famurs no litoral e garante qualificar a relação com os municípios

Foto: Daniela Barcellos
Foto: Daniela Barcellos
Foto: Daniela Barcellos

O governador em exercício José Paulo Cairoli participou, nesta quinta-feira (28), em Torres, no Litoral Norte, da solenidade de abertura da Assembleia de Verão da Famurs. O tradicional encontro reúne prefeitos e autoridades de todo o Rio Grande do Sul para dialogar sobre as relações entre municípios, Estado e governo federal. Com o tema “Ideias para superar a crise”, o evento, que aconteceu no auditório da Ulbra, reuniu cerca de 400 pessoas.

Alternativas para superar as dificuldades financeiras nos municípios e um novo modelo de pacto federativo, com uma melhor dsitribuição de recursos, foram os principais assuntos abordados durante os discursos das autoridades na solenidade de abertura.

Cairoli falou das dificuldades enfrentadas pelo governo do Estado, assim como, pela União, municípios e do cenário internacional, onde alguns recursos não vêm ou demoram para chegar. “Entendemos que se não houver uma mudança no pacto federativo, com uma distribuição mais justa dos recursos, as dificuldades só vão se acentuar. Cabe a nós fazermos a mobilização, a articulação para que possamos ter uma partilha do bolo tributário de forma mais equânime, mais justa”, alertou.

O governador em exercício também salientou que é nas cidades que a vida acontece e que chegam as primeiras demandas nos serviços essenciais como saúde, educação e segurança, e que o Estado sabe das dificuldades que as prefeituras enfrentam. “E aqui estamos para reafirmar nossa parceria com os municípios. Em nosso primeiro ano de governo, acertamos o pagamento de valores atrasados na saúde e estamos trabalhando para colocar a casa em ordem. Queremos avançar e qualificar nossa relação com as prefeituras”, lembrou Cairoli.

Durante o encontro, o presidente da Famurs, Luiz Carlos Folador, falou sobre o momento de crise vivido, mas que todos estão tomando as providências para superá-la. “Os prefeitos estão fazendo a sua parte, priorizando os investimentos em áreas essenciais para a comunidade”, falou.

Folador também destacou a importância de um novo pacto federativo. “Temos que ter coragem para debater o novo pacto federativo porque esse modelo de hoje não serve mais. Isso é necessário em um país continental igual ao Brasil. E isso não é contra os governantes, mas sim a favor do país. Precisamos descentralizar os recursos para que os municípios consigam atender melhor a sua população”, salientou o presidente da Famurs.

Demonstrar a realidade dos municípios e encontrar meios modernos e novas alternativas de gestão foram citados pelo presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Cilon Rodrigues, como mecanismos necessários para conduzir as prioridades da comunidade. “Por isso, gestores com capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos, esperança e otimismo são palavras que devemos configurar o tempo todo. Trabalho, austeridade e profundo respeito com o bem público são os itens necessários para uma administração sádia e eficaz”, lembrou o presidente da Amlinorte.

Termo de parceria
Durante a assembleia foi assinado termo de parceria entre a Famurs e o Tribunal de Contas do Estado para cooperação e estreitar laços de trabalho para melhor atender aos municípios. O presidente do Tribunal de Contas, Marco Peixoto, também anunciou a criação do Gabinete das Cidades, que será inaugurado em março no tribunal, para atender exclusivamente as demandas das prefeituras com a orientação de técnicos especializados.

O evento conta com o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Torres, da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Também estiverem presentes na abertura do evento, a prefeita anfitrião de Torres, Nílvia Pinto Pereira; a senadora, Ana Amélia; o deputado federal Jerônimo Goergen; o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Ronaldo Santini; os secretários da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e da Cultura, Victor Hugo; o subdiretor regional da defensoria pública de Torres, Nelito Villete; o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski; e demais deputados estaduais. O encontro continua na tarde desta quinta-feira e se entende até sexta-feira (29).

Cassiane Osório

Comentários

Comentários