A Caixa Econômica Federal publicou edital para a licitação de unidade lotérica no município de Xangri-lá. Trata-se do projeto de expansão da rede lotérica, que iniciou em abril de 2008 e que tem por objetivo oferecer um maior número de canais de atendimento para a população em todo o país. O edital também contempla a abertura de uma lotérica na capital Porto Alegre.
Desde o início do projeto já foram inauguradas 300 lotéricas. A expectativa da CAIXA é abrir todas as unidades licitadas até o final de 2009.
O edital está publicado no site da CAIXA www.caixa.gov.br, em Áreas Especiais para Você – Portal de Compras – Licitações Instauradas – e também em jornais de circulação local e no Diário Oficial da União.
Em nível nacional, o último grande programa de expansão de estabelecimentos lotéricos aconteceu com licitações no período 2000/2001. À época, a rede CAIXA era composta por 6.195 lotéricas. No ano 2000, a CAIXA ampliou esse número no país em 2 mil pontos. Em 2001 foram mais 675 unidades. O atual processo de ampliação, com suas duas fases, representará aumento de 20% da rede, com mais 2.500 novos pontos e gerando mais de 3.750 empregos. Atualmente a CAIXA possui cerca de 9 mil Unidades Lotéricas em todo o país, 610 no Rio Grande do Sul, e 90 lotéricas na região que compreende o Litoral Norte, a Região Metropolitana e zona norte de Porto Alegre.
A população pode certificar-se de que uma nova lotérica é devidamente autorizada pela CAIXA confirmando o endereço no site da CAIXA, www.caixa.gov.br, menu Rede de Atendimento – Encontre Fácil – Lotéricas, no Disque CAIXA, pelo número 0800 726 0101 ou em qualquer agência da CAIXA de todo o país.
EXPANSÃO DA REDE
Os estudos que nortearam a licitação foram baseados em critérios técnicos, dentre os quais se destacam pesquisa de existência de demanda para os produtos lotéricos e necessidades de atendimento e de distribuição de produtos e serviços financeiros, além de conveniência e oportunidade. Essa demanda existe em razão do próprio crescimento populacional e da expansão dos serviços realizados pelas lotéricas, principalmente quanto à bancarização da população e ao pagamento dos benefícios trabalhistas e sociais do governo federal (veja quadro de serviços abaixo).
A prioridade ficou com locais desassistidos e aqueles com demanda por atendimento superior à capacidade instalada atualmente, sem criar concorrência predatória com as lotéricas já existentes. O critério de conveniência determina a escolha de locais que favoreçam a população: pontos de alta circulação de pedestres, que sejam lugares seguros, de fácil acesso e onde possam ser atendidas outras necessidades da população, como supermercados, novos shoppings centers, etc. Por oportunidade a CAIXA entende a disponibilidade de locais, a possibilidade de novos nichos de mercado e pontos onde haja grande concentração de população que receba benefícios sociais e tenha pouco acesso aos serviços bancários.
A CAIXA monitora permanentemente a capacidade de atendimento da rede lotérica, de forma a bem atender a toda a sociedade brasileira. Conforme pesquisas realizadas, mais de 70% da população brasileira utiliza a rede lotérica e demonstra preferência por esse canal de atendimento.




















