Calor extremo em Fevereiro poderá bater recordes no RS

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”] A primeira semana de fevereiro promete ser marcada por um calor extremo no RS, com termômetros podendo ultrapassar os 40ºC em diversas cidades. De acordo…
Veranico de maio, Tempo firme no RS, RS, calor, quente, RS, ciclone
Foto: Sol forte na cidade de Osório - Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]

A primeira semana de fevereiro promete ser marcada por um calor extremo no RS, com termômetros podendo ultrapassar os 40ºC em diversas cidades.

De acordo com a MetSul Meteorologia, os modelos climáticos indicam que essa onda de calor afetará principalmente o Rio Grande do Sul, com destaque para a Metade Oeste do estado.

Cidades mais afetadas e previsão das temperaturas

A temperatura deverá aumentar progressivamente ao longo dos primeiros dias de fevereiro, com um pico de calor esperado entre segunda e quarta-feira.

As cidades mais afetadas serão da Fronteira Oeste, Noroeste e Missões, incluindo Uruguaiana, Alegrete, Quaraí, Itaqui, São Borja, Santiago, Santo Ângelo, Santa Rosa e Horizontina. Nesses locais, os termômetros podem registrar máximas entre 40ºC e 42ºC.

Mas o calor intenso não se restringirá apenas a essas regiões. Outras áreas, como os vales e a Grande Porto Alegre, também experimentarão tardes escaldantes, com máximas entre 36ºC e 39ºC.

No Vale do Sinos, a previsão é de marcas isoladamente acima de 40ºC.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Possíveis impactos da onda de calor extremo no RS

A previsão de temperaturas tão elevadas levanta preocupações quanto a diversos impactos:

Falta de água: O alto consumo de água pode levar à escassez em algumas cidades já afetadas pela estiagem.

Incêndios florestais: O solo já seco pela estiagem pode favorecer queimadas em vegetações.

Sobrecarga na rede elétrica: O aumento do uso de aparelhos de refrigeração pode provocar instabilidade no fornecimento de energia.

Temporais localizados: O calor extremo pode gerar instabilidade atmosférica, favorecendo temporais intensos e isolados.

Calor extremo pode marcar todo o mês de fevereiro

O episódio de calor intenso na primeira semana de fevereiro será determinante para que o mês termine com temperaturas acima da média.

Caso não ocorra um evento atípico de frio, a tendência é de que fevereiro registre anomalias de temperatura elevadas, consolidando-se como um dos meses mais quentes do ano.

Os meteorologistas da MetSul reforçam que a população deve ficar atenta aos alertas e tomar medidas para se proteger do calor excessivo.

Manter-se hidratado, evitar exposição direta ao sol nos horários mais quentes e utilizar roupas leves são algumas recomendações importantes.

Acompanhe as atualizações da previsão do tempo e fique atento aos possíveis impactos do calor extremo no Rio Grande do Sul.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″ mobile=“1”]

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas