Geral

Calor segue extremo até a metade da próxima semana, segundo Metsul

Mais uma semana ! O calorão não abandona o Rio Grande do Sul ainda por cerca de uma semana.

Hoje, no fim de semana e na primeira metade da semana que vem, as máximas vão seguir acima dos 40ºC com valores próximos ou tão extremos quanto os anotados nas últimas horas, inclusive com marcas de 42ºC a 44ºC.

O tão esperado (implorado) alívio, com uma quebra importante na sequência de jornadas terríveis de calor, pode vir na quinta (13) ou na sexta-feira (14) com a chegada de uma frente fria, segundo os modelos analisados hoje. Até lá, o calor vai flutuar em intensidade a cada dia, mas sempre em patamar muito acima do normal ou extremo, até com potencial de gerar novos recordes históricos.

Um verdadeiro inferno para quem está na cidade, mas motivo de alegria para quem está na praia que seguirá com sol e ocasionais pancadas ou temporais isolados de verão da tarde para a noite, mar calmo com águas bem quentes e claras.

Ontem foi um dos dias mais quentes da história do Rio Grande do Sul. Fez 44,2ºC na estação do Polo Tecnológico Paranhana da Universidade FACCAT em Taquara, 42,4ºC em Santa Cruz do Sul, 42,6ºC na zona Norte de Porto Alegre (Metroclima), 42,3ºC em Santa Rosa, 42ºC no metar da base aérea de Canoas, 41,6ºC em Campo Bom, 41,4ºC em São Leopoldo, 41,3ºC em Teutônia, 40,8º C em Lajeado, 39,2ºC em Santa Maria e 39,1ºC em São Luiz Gonzaga. Foi oficialmente o dia mais quente em Porto Alegre em 71 anos e o segundo mais quente da série história de 104 anos de dados com máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico, usada na climatologia histórica oficial da cidade, de 40,6ºC

Comentários

Comentários