Calorão? Poderosa massa de ar frio atípica avançará após temporais
Uma poderosa frente fria seguida de uma incomum e não menos potente massa de ar frio vai avançar para o Sul do Brasil no começo desta semana com chuva, tempestades que em algumas cidades podem ser violentas com vendavais intensos, e uma queda que os meteorologistas da MetSul Meteorologia descrevem será “brutal” com temperatura típica de julho em pleno final de outubro e início de novembro.
A massa de ar polar é tão intensa e fora dos padrões normais que alguns modelos por dias têm sugerido a possibilidade de queda de neve no começo do mês nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, o que jamais foi registrado em novembro em um século de observações.
A MetSul Meteorologia alerta que uma abrangente onda de tempestades precederá o ingresso do ar frio neste começo da semana.
Além dos vendavais, supercélulas isoladas de tempestade devem trazer granizo de variado tamanho e que em alguns pontos pode ter diâmetro médio a grande.
Mesmo o risco de tornados não pode ser descartado durante o deslocamento da frente fria pelos estados do Centro-Sul do Brasil no começo da semana, advertiu a MetSul.
Uma extraordinária massa de ar frio ingressa neste começo da semana no Rio Grande do Sul.
O frio, associado a uma massa de ar polar de trajetória continental que vai avançar pelo interior da América do Sul, derrubará a temperatura no Sul e em parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e até no Norte brasileiro.
A massa de ar frio começa a ingressar pelo Oeste e o Sul gaúcho no final deste domingo e tomará conta do estado durante a segunda. As marcas nos termômetros declinam acentuadamente na segunda e se mantêm baixa na terça.
Na segunda metade da semana começará a aquecer mais à tarde, mas ainda com temperatura bastante inferiores ao normal para novembro e com noites frias.
Modelos numéricos por computadores têm indicado chance de chuva congelada e/ou neve, o que seria histórico e inédito na estação.