Educação

Câmara presta homenagem pelos 50 anos da Escola Cônego Pedro em Osório

A Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 14, foi interrompida para que os Vereadores prestassem uma importante homenagem a Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Pedro Jacobs que completou neste ano 50 anos de fundação.

Durante a Sessão os alunos fizeram uma apresentação com seu coral, que na oportunidade cantou o Hino da Escola. A Diretora, professora Patrícia Machado Gonçalves, que recebeu das mãos dos Vereadores Valério dos Anjos e Denílson da Silva uma placa, agradeceu a oportunidade de estar ali recebendo esta homenagem do Legislativo.

Um pouco da história da Escola:

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Pedro Jacobs, fundada em 08/05/62 teve como primeiro nome Escola Rural Patronato Agrícola (1ª a 4ª Série). Em 08/03/2001, passa a chamar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Pedro Jacobs.

A Escola recebeu esse nome em homenagem ao sacerdote Pedro Henrique Jacobs, que dedicou 36 anos de sua existência sacerdotal a cidade.

Ao longo do tempo a escola foi evoluindo e em 1982 foi autorizado o funcionamento da Classe Especial para Deficientes Mentais. Em 1993 foi autorizada a sala de recurso para Deficientes Mentais Educáveis, bem como as classes de Jardim de Infância. Em 1996 recebe autorização para funcionamento da Classe Específica para Surdos de 1ª a 4ª série, de acordo com o parecer 555/96.

Em 2002, fundamentada na LDB 9394/96, na Resolução CEED 267/2002 e no Parecer CEED 441/2002, tem início a 1ª Classe Especial de Educação Infantil da Escola. Em 2003, tem início a 5ª série da Classe Específica para Surdos.

No ano de 2005 a Escola Cônego Pedro consegue mais uma vitória: é autorizado, pelo parecer 635/2005 do Conselho Estadual de Educação, o funcionamento do Ensino Fundamental Completo, inclusive para as Classes Específicas de Surdos. Desta forma, além dos ouvintes, os alunos surdos passaram a ter uma escola que lhes proporcione o Ensino Fundamental Completo.

Atualmente possui cerca de 400 alunos. O trabalho realizado nas Classes Específicas para surdos vem merecendo destaque em todo o Litoral Norte e são mantidos os atendimentos aos alunos portadores de deficiência mental leve.

A escola busca sempre o aperfeiçoamento com o objetivo de melhor atender à comunidade onde está inserida.

Comentários

Comentários