Câmeras de vigilância serão instaladas em Arroio do Sal
da Silva.
O documento foi assinado pelo presidente do Consórcio Público da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte),
Joelci da Rosa Jacobs (Pardal), pelo secretário estadual da SSP, Airton Michels, e o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu.
Encontros em Brasília com a participação do Prefeito Luciano, pleiteando recursos com o Ministério da Justiça, viabilizaram a conquista para a região.
Nos 24 municípios do Litoral Norte serão instaladas 164 câmeras de vigilância e no município de Arroio do Sal serão cinco equipamentos para monitorar a circulação de carros e pedestres, com previsão de ampliação em etapa posterior.
O Investimento previsto para a instalação do sistema é de mais de R$ 12,5 milhões.
As câmeras serão instaladas no trevo de entrada da cidade, na rua Joaquina Vargas com Assis Brasil, em Areias Brancas, na Benjamin Costant, na Praça da Emancipação e no entroncamento das avenidas Assis Brasil e Castro Alves.
A empresa vencedora da licitação do sistema, Expert Empreendimentos Ltda, de Belo Horizonte, tem um prazo de 6 meses para implantação completa do sistema em todo o Litoral Norte.
O Prefeito Luciano Pinto da Silva garantiu com a Secretaria da Segurança Pública e a empresa, através do seu representante Antônio Alvarenga, que até o início da temporada do veraneio 2011/2012 o sistema interno de videomonitoramento em Arroio do Sal esteja em plena atividade.
No município os equipamentos estão com a instalação adiantada, já que os postes e astes estão nos locais definidos.
O controle será realizado no prédio da Brigada Militar e futuramente os dados serão enviados para Capão da Canoa pela torre de transmissão local.
A primeira etapa será realizada nos municípios da orla marítima.
No total serão 32 torres no Litoral Norte e além de Capão da Canoa, as outras centrais ficarão em Balneário Pinhal, Tramandaí e Osório, este último como a sede do sistema global de vigilância.
O Prefeito também defende a ampliação do efetivo da Brigada Militar, durante o ano inteiro, e já recebeu a sinalização da cúpula da BM que o Governo do Estado pretende implantar um programa de ampliação do policiamento em todos os finais de semana.
Viaturas para a Brigada Militar e Polícia Civil de Arroio do Sal foram outras conquistas pleiteadas pelo Prefeito de Arroio do Sal, junto a gestão anterior do Governo do Estado e que já estão em atividade, melhorando o atendimento a comunidade.