Variedades

Câmeras digitais poderão embelezar fotos automaticamente

Cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, criaram uma máquina da beleza, um programa de computador que transforma a foto de qualquer pessoa em um modelo tipo capa de revista. Segundo eles, o programa logo poderá ser incorporado nas câmeras digitais, criando instantaneamente fotos com “aparência aprimorada”.

Embora a manipulação de imagens digitais, principalmente para capas de revistas, seja uma atividade bem conhecida, o novo programa não exige qualquer conhecimento prévio dos complicados programas de manipulação de imagens.

O objetivo dos pesquisadores não é apenas a criação de fotos perfeitas para a decoração dos perfis de internautas em sites de relacionamento – eles pretendem que sua invenção seja útil para cirurgiões plásticos planejarem a melhor forma de retocar rostos de pessoas que gostariam de fato de terem uma aparência mais próxima ao ideal de beleza divulgado pela mídia.

– A beleza, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não está simplesmente nos olhos de quem vê – explica o professor Daniel Cohen-Or.

Com a ajuda dos computadores, a beleza pode ser objetivada e transformada em uma função matemática descritiva das proporções ideais. Esta função é a base para a máquina da beleza que Cohen e seus colegas criaram.

Embora a análise daquilo que é belo esteja presente na obra de quase todos os filósofos de todos os tempos, parecendo ser algo elusivo, que somente os artistas conseguem captar, a equipe do professor Cohen preferiu uma abordagem menos subjetiva.

– A beleza pode ser quantificada por medições matemáticas e proporções. Ela pode ser definida como uma média das distâncias entre as características faciais, que a maioria das pessoas concorda serem as mais belas. Eu não afirmo saber muito sobre beleza. Para nós, cada fotografia neste projeto de pesquisa é apenas uma coleção de números – diz ele, transmitindo a sua pouca poética noção de beleza.

Segundo os pesquisadores, sua máquina da beleza produz resultados muito melhores do que as imagens manipuladas com Photoshop para a capa de revistas, gerando imagens que realmente se parecem com as originais, só que mais belas.

Contudo, segundo eles, o processamento de fotos de Brigitte Bardot e Woody Allen não produziram resultados muito satisfatórios.

– Mas em rostos não familiares a maioria concorda que o resultado é melhor – diz Cohen.

Comentários

Comentários