Campanha contra a Febre Aftosa começa em um mês
A partir de 1º de maio próximo tem início a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. A primeira etapa, que vacinará todo o rebanho gaúcho de bovinos e bubalinos, ocorre durante todo o mês de maio. Em novembro, acontece a segunda etapa, reforço para os animais jovens de até 24 meses de idade.
O Governo do Estado oferece doses de graça para os pequenos produtores, enquadrados no Pronaf, com até 50 cabeças. Os demais devem adquirir a vacina nas casas veterinárias. Em 2009, as doações beneficiaram cerca de 247 mil famílias, com custo para o Governo de R$ 10.336.912,56.
Segundo o chefe do Serviço de Doenças Vesiculares, do Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura (Seappa), Fernando Groff, as etapas de vacinação em 2009 atingiram 94,2% da população bovídea. “Para 2010, a expectativa é de que o percentual se mantenha acima de 90%, estando o mais próximo possível da imunização total”, acrescentou.
Em aproximadamente 15 dias, começa uma campanha publicitária para lembrar os produtores rurais da época de vacinação do gado. Após um período de calendário diferenciado dos demais estados brasileiros que também vacinam o rebanho, o Rio Grande do Sul está alinhado, a partir deste 2010. Ano passado, houve três etapas de vacinação, oportunizando a adaptação do calendário gaúcho ao das demais unidades da federação que realizam a mesma campanha vacinal.