Cão farejador Tobias localiza drogas em operação conjunta na freeway
Policial

Cão farejador Tobias localiza drogas em operação conjunta na freeway

Tobias, o primeiro cão farejador a atuar no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), encontrou drogas dentro da mochila de um passageiro de um ônibus vindo de Santa Catarina para Porto Alegre.

Frigorifico Borrussia

A operação de fiscalização ocorreu na BR-290, freeway, nas proximidades do pedágio em Gravataí, e envolveu tanto coletivos quanto automóveis.

A ação contou com a participação de seis policiais rodoviários federais (PRF) e cinco cães da instituição.

Durante a operação, além da apreensão de entorpecentes, dois homens foram presos por tráfico de drogas e uma mulher, foragida por roubo, foi recapturada.

As buscas fizeram parte do treinamento regular que Tobias realiza em parceria com o Grupo de Operações com Cães da PRF no estado.

Psicólogo Regis Soster

Os treinamentos ocorrem semanalmente na sede da PRF, em Porto Alegre.

Esses treinamentos são fundamentais para o aprimoramento das técnicas de combate ao tráfico de drogas, além de proporcionar a Tobias o contato com diferentes ambientes e odores de entorpecentes que podem ser encontrados em futuras operações.

O promotor de Justiça André Dal Molin, coordenador do GAECO no Rio Grande do Sul, afirmou que “a integração entre o MPRS e a PRF mostra a importância da união de esforços no desenvolvimento de novas técnicas de combate à criminalidade, com a especialização da atuação do GAECO também com cães farejadores”.

Massagem

Perfil de Tobias:

Tobias é um pastor-belga-malinois de dois anos, nascido em Goiás, que desde filhote demonstrou habilidades para ser um cão de detecção. Ele é o primeiro cão farejador a atuar pelo GAECO e já participou de sua primeira operação oficial pela instituição em agosto, em Estância Velha.

Inicialmente treinado no canil HR, reconhecido por fornecer cães para forças de segurança no Brasil, Tobias segue um rigoroso acompanhamento veterinário, alimentação específica e cuidados com vacinação.

Ele trabalha até três horas diárias, com intervalos, e é transportado em veículo e equipamentos apropriados para sua segurança.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários