Capão da Canoa: corpo de bombeiros está em situação precária
O Corpo de Bombeiros de Capão da Canoa pede Socorro. Esta afirmação foi feita pelo comandante do 9º Comando Regional dos Bombeiros aos executivos e vereadores de Capão da Canoa e Xangri-Lá. O encontro para tratar sobre o assunto aconteceu na Câmara de Xangri-Lá.
Conforme o Coronel Guido Mello, a situação da 2º Seção de Combate a Incêndios de Capão da Canoa é precária. Atualmente o combate a incêndios é feito somente com um caminhão que atende além de Capão e Xangri-Lá, o município de Maquiné. O problema é agravado devido as condições do caminhão. Na semana passada uma residência pegou fogo e os Bombeiros foram chamados. Chegando no local constataram que a mangueira havia estourado. Um caminhão do município de Torres teve que ser chamado.
Além disso, segundo o Coronel Guido, o Corpo de Bombeiros não possui uma ambulância em condições de atender acidentados. São problemas que estamos enfrentando e precisamos do apoio dos municípios, acrecenta o comandante. ” Temos material humano, mas nos falta equipamento”, esclarece Guido.
O município de Capão da Canoa vem participando através do Funrebom. O Prefeito de Xangri-Lá Celso Barbosa disse no encontro que o seu município também irá ajudar financeiramente. Já os vereadores de Xangri-Lá e Capão da Canoa formarão uma comissão para tratar da questão.
Em seguida marcarão uma audiência com a Governadora Yeda Crusius. O objetivo é fazer com que o estado repasse recursos para a aquisição de um caminhão. Os municípios estão fazendo a sua parte, esparamos que o Estado também faça a sua, dizem os vereadores.
No encontro ficou acertado também que será elaborada uma carta e encaminhada a todos os deputados estaduais e federais buscando apoio.
Se possível, esclarecem eles, vamos organizar uma viagem a Porto Alegre e Brasília, com todos os vereadores de Capão da Canoa, Xangri-Lá e Maquiné, no sentido de pressionar nossas autoridades. Está na hora do Litoral Norte ser visto na baixa temporada e fora da época de eleições, enfatizam os vereadores.
Na próxima semana deverá acontecer uma nova reunião com a participação do prefeito e vereadores de Maquiné.