Polícia Civil realiza prisão em Capão da Canoa de suspeito de abusar de três irmãos menores, durante a terceira fase da operação “Inocência Perdida”.
A ação ocorreu na manhã de sábado (3/5), quando agentes da Delegacia de Capão da Canoa, sob a coordenação do delegado Marco Swirski, efetuaram a prisão preventiva de um homem de 24 anos, acusado de abusar sexualmente de seus três irmãos, com idades de 16, 11 e 6 anos.
A investigação teve início em fevereiro, após uma das vítimas, acompanhada de uma assistente social, formalizar a denúncia contra o irmão.
A Polícia Civil solicitou a prisão do suspeito, mas a Justiça, inicialmente, optou por aplicar medidas cautelares diversas, incluindo o monitoramento eletrônico do investigado.
Contudo, o acusado retornou à residência das vítimas, situação prontamente comunicada ao Poder Judiciário.
Diante da gravidade da infração e da ameaça à integridade das crianças, foi decretada a prisão preventiva do suspeito.
Policiais civis da equipe de investigação de Capão da Canoa localizaram e prenderam o indivíduo, que foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) do município.
Posteriormente, o acusado foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Capão da Canoa
A prisão marca a terceira detenção no âmbito da operação “Inocência Perdida”, que tem como objetivo investigar e coibir crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Esta é a terceira prisão da operação “Inocência Perdida”, deflagrada pela Delegacia de Capão da Canoa, que visa combater os crimes sexuais contra crianças e adolescentes na região.
A ação também marca o “Dia Nacional de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente”, instituído pela Lei 14.344/2022, em homenagem ao menino Henry Borel, e reforça o compromisso da Polícia Civil com a proteção da infância e juventude.
As autoridades destacam a importância da denúncia e do apoio institucional às vítimas, reforçando o compromisso da Polícia Civil em combater, com rigor, crimes de abuso sexual infantojuvenis.
Condenado por estupro de vulnerável é capturado em imbé
Foragido condenado por estupro de vulnerável foi finalmente localizado e preso pela Polícia Civil no município de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
A captura ocorreu na segunda-feira, 5 de maio, durante diligências realizadas por agentes da Delegacia de Polícia local.
O homem, que estava em situação de foragido da Justiça, já havia sido condenado de forma definitiva — com sentença transitada em julgado — pelo crime de estupro de vulnerável, ocorrido em 2018.
A prisão foi efetuada durante diligências realizadas pela equipe de investigação.
Com base no mandado de prisão, os agentes conseguiram capturá-lo sem resistência.
O condenado foi imediatamente conduzido ao sistema prisional, onde ficará custodiado e à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento integral da pena imposta pela Justiça.
O caso reforça o compromisso das autoridades policiais na busca ativa por criminosos que tentam escapar da responsabilização judicial, especialmente em crimes de natureza grave como o estupro de vulnerável.
BM prende foragido em Balneário Pinhal condenado a 20 anos por estupro
A Brigada Militar prendeu um homem em Balneário Pinhal, nesta segunda-feira (05/4), condenado a 20 anos de reclusão pelo crime de estupro.
A prisão ocorreu após uma equipe da Força Tática do 8ºBPM receber informações sobre um foragido da Justiça em uma residência localizada no balneário de Magistério.
No local, os policiais abordaram um indivíduo e, após consulta aos sistemas de informações de Segurança, constataram que havia um mandado de prisão em aberto por estupro, com pena fixada em 20 anos de regime fechado.
O homem possui diversos antecedentes criminais, incluindo tráfico de drogas, ameaça, lesão corporal e crimes contra a família.
A ação integra a Operação Proscriptus, que visa a busca e captura de foragidos do Sistema Prisional como uma das formas de redução dos índices de criminalidade, principalmente os crimes contra avida.