Capão da Canoa: reunião define forma de ação sobre filas em banco
Estiveram reunidos na Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, o prefeito municipal Jairo Marques, o secretário da Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária, Pedro Dornelles, o vereador Amauri Magnus Germano e os representantes do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte, José Clóvis dos Santos e Paulo Rogério Quintanilha, para tratar sobre a Lei nº 1.210, que obriga as agências bancárias a dispor de pessoal suficiente para atendimento de seus clientes.
A referida lei estabelece limite de tempo para que o cliente seja atendido e também estabelece multa aos bancos quando o cliente permanecer na fila além do tempo estipulado pela referida Lei.
Segundo a lei:
– Em dias normais, o cliente deverá ser atendido em, no máximo, 30 minutos;
– Em véspera de feriado, depois de feriados prolongados, bem como nas segundas-feiras em, no máximo, 45 minutos;
– Em dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais, também em, no máximo, 45 minutos.
Na próxima semana, estará sendo agendada uma reunião com os gerentes das agências bancárias do município, cuja finalidade será informar da ação que a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Bancários estarão realizando durante o mês de junho dentro dos bancos, quando deverá ser monitorado o tempo que os clientes permanecem nas filas, além da distribuição de material de orientação aos clientes sobre a forma de exercerem seus direitos.