Colunistas

Carnaval de Osório

Na semana passada disse que falaria do carnaval em Osório e não será diferente.

Carnaval de Rua
Lamentável o carnaval de Rua em Osório. Cada bloco participante continha em média 50 integrantes (O que ainda é um bom número, entretanto, tendo em vista anos anteriores em que alguns blocos chegavam a ter mais de 200 integrantes, nota-se a fuga de foliões). Mas o mais incrível é que o tempo de intervalo entre um e outro, era em torno de 45 minutos, um único carro de som fazia o percurso do desfile e voltava de ré, para a entrada dos novos foliões, enquanto isso, as pessoas se entreolhavam e conversavam, pois havia alguma coisa a fazer?

No Rio de Janeiro, para ser ter uma idéia, cada escola do Grupo especial tem um tempo de desfile de 80 minutos, ondem chegam a ter 5000 componentes e muitos carros alegóricos.

Carnaval de Rua II
Vale salientar que centenas de pessoas ficaram até o término do desfile, por volta das 2 horas da madrugada, provando que o povo de Osório quer e gosta de festa, mesmo quando as coisas não saem como deveria.

Carnaval de Rua III
Osório hoje tem dinheiro em caixa, não tem? As ruas estão sendo asfaltadas em grande escala, o que é um bom sinal, peguem exemplos de anos anteriores e nossas ruas funcionavam mais para rali, do que simplesmente tráfego urbano. Agora, aquilo que foi apresentado no sábado é vergonhoso.

A chuva atrapalhou o desfile em primeira data, isso não deveria ter sido usado como um trunfo? Vejamos, não seria uma boa idéia trazer uma escola de samba de Porto Alegre, poderia ser até uma rebaixada, não daria um charme para o decadente carnaval da cidade? Um trio elétrico, com uma banda de Axé ao final, também não engrandeceria?

Carnaval de Clube
No único clube daqui, eu só estive presente na festa de enterro dos ossos. Tradicionalmente esse é o dia mais forte do clube, onde as centenas de pessoas da cidade que viajaram no feriado estão de volta e ainda vêm algumas pessoas das cidades vizinhas. Não foi diferente, um bom público esteve presente.

Mas pelo que conversei, frizo isso pois não estava aqui, esse ano o clube não esteve tão cheio quanto em anos anteriores e isso já está virando uma tendência, ano após ano esse fato é reprisado.

Vejo muita reclamação por parte dos valores, R$ 20,00 para o homem e R$ 15,00 para as mulheres. Não acho elevado pela estrutura do clube, com banda ao vivo, mas acho caro se levarmos em conta que Osório é uma cidade litorânea, sem praia e isso conta muito. Turistas nessa época quase não atraímos, por tanto, são só as pessoas daqui e isso está ficando cada vez mais escasso, pois vale mais a pena viajarmos para uma cidade de Santa Catarina ou uma praia do nosso litoral. O preço gasto é praticamente o mesmo, com um diferencial, é sempre bom irmos para um lugar diferente, novos ares. Se pegarmos um grupo e viajar, sai mais em conta ainda.

Antigamente pelo que contam os mais velhos, tínhamos três clubes com carnaval forte na cidade. GAO, União e GESB. Hoje, pelo que se vê, lutamos para ter um.

Culpados? Talvez, mas só vejo uma saída, cativar os mais jovens, que não tem carteira de habilitação e muitas vezes permissões de seus pais para viajar, pois os outros, certamente, cada vez mais, o clube só verá no famoso enterro dos ossos.

Comentários

Comentários