Casa Aberta Caps comemora 18 anos com programação especial para a comunidade
A programação de aniversário será aberta com uma exposição de trabalhos produzidos pelos usuários das oficinas terapêuticas, no próximo dia 25, a partir das 18h, no Espaço cultural Conceição. No dia 26, às 18h, ocorrerá uma palestra com o poeta e escritor Fabrício Carpinejar que vai falar sobre bullyng, termo que denomina a violência física e verbal dentro das escolas, entre os estudantes. Será no auditório da Facos, a partir das 18h. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
O encerramento das comemorações ocorrerá no dia 27, com a realização do Chá da Caneca, às 16h, na Casa Aberta/Caps, para os usuários da entidade, familiares, equipe e convidados.
Em maio deste ano, as atividades em saúde mental foram ampliadas através da inauguração da Casa Aberta II, voltado para o atendimento de pessoas com dependência química. Atualmente, a Casa Aberta/Caps atende uma média de dois mil pacientes por mês, realizando atendimento com psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogo, assistente social, oficineiros, além do setor administrativo. Nas duas entidades são realizadas diversas oficinas terapêuticas através do ateliê livre como pintura, escultura, oficina literária, horta, atividades físicas, trabalhos de artesanato com tecidos, fios, bordados e tecelagem.
A Casa Aberta é dirigida pela psicóloga Denize Amaral, é mantida pela Prefeitura de Osório, através da Secretaria Municipal da Saúde. Mais informações sobre as oficinas e atendimento da Casa Aberta/Caps pelo telefone (51) 3663 1441 ou na Av. Jorge Dariva, 670, centro de Osório. Já a Casa Aberta II está localizada na Rua Voluntários da Pátria, 386, bairro Porto Lacustre e o telefone é o (51) 3601 2644.