Caso Palmares do Sul receba médico estrangeiro, vereador solicita que o mesmo seja supervisionado por profissional brasileiro - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Caso Palmares do Sul receba médico estrangeiro, vereador solicita que o mesmo seja supervisionado por profissional brasileiro

Na sessão da Câmara de Vereadores de Palmares do Sul o vereador Charles Weber (PTB) utilizou a tribuna para debater a vinda de médicos cubanos ao Brasil. Dr. Charles citou uma reportagem da revista Época da semana, que relata caso semelhante ocorrido na Venezuela, país que importou médicos cubanos, mas não obteve resultados significativos na área da Saúde Pública. A revista destaca que o resultado não foi por culpa dos médicos, mas sim por falta de estrutura hospitalar.

Baseado nisto, o vereador traça uma comparação com o Brasil, pois, segundo ele, o município também não apresenta uma estrutura adequada de retaguarda para os atendimentos médicos pelo SUS, com leitos, equipamentos e Unidades Básicas de Saúde (UBS) aparelhadas. “Não sou contra a vinda de médicos estrangeiros, porém penso que eles teriam de ser submetidos a uma prova para revalidarem seus diplomas (revalida), antes de atuarem no Brasil”, opina, indagando sobre o porquê das regras para contratação desses médicos serem diferentes das regras vigentes para a contratação de outros médicos formados no exterior, que exigem a revalidação dos diplomas. “O Governo Federal está passando por cima dos Conselhos Regionais e Federal de Medicina”, conclui.

O vereador Charles comentou também sobre a questão política: “Uma estimativa inicial é de que o Governo Dilma traga em torno de quatro mil médicos para atuarem nas regiões mais afastadas do país, onde os médicos brasileiros não têm interesse de trabalhar. Vemos nisso uma clara estratégia política, pois se inicia em um ano que antecede as eleições presidenciais”. Com relação a Palmares, na condição de médico e vereador, fez um pedido ao Executivo, para que, caso chegue um médico estrangeiro, seja supervisionado por um profissional brasileiro, durante um determinado período. “O propósito é garantir a segurança dos pacientes, bem como facilitar a comunicação entre médico e paciente, por causa do idioma diferente”, finaliza.

Comentários

Comentários