Casos de hepatite infantil de origem desconhecida se espalham pelo mundo e causam preocupação
Mundo: O Centro Europeu para o Controle e para a Prevenção de Enfermidades (ECDC) anunciou, nesta terça-feira (19), que foram detectados mais casos de hepatite infantil de origem desconhecida em outros quatro países europeus.
“Na esteira dos casos notificados de hepatite aguda de origem desconhecida pela Agência de Segurança Sanitária britânica” no início de abril, “foram notificados casos adicionais em crianças na Dinamarca, Irlanda, Holanda e Espanha”, indica a agência europeia em um comunicado.
Também foram identificados nove casos suspeitos em crianças de 1 a 6 anos no Alabama, Estados Unidos, segundo o ECDC.
“As investigações continuam em todos os países que informam casos. Atualmente, a origem exata da hepatite segue sendo desconhecida”, escreve o ECDC, mas os investigadores britânicos “consideram que o mais provável é que seja infeccioso devido às características clínicas e epidemiológicas dos casos”.
Na França, após o lançamento de uma “busca ativa de casos”, “dois casos de hepatite aguda de etiologia ainda indeterminada foram notificados pelo Hospital Universitário de Lyon” em crianças menores de 10 anos e “estão sob investigação”.
Não foram registradas mortes, mas alguns doentes no Reino Unido necessitaram de transplante de fígado.
“As investigações de laboratório de todos os casos descartaram uma hepatite viral de tipo A, B, C, D e E”, segundo o ECDC.
O que é hepatite?
A hepatite é a inflamação do fígado, que é um órgão vital para processar nutrientes, filtrar o sangue e combater infecções.
A inflamação pode afetar a função do fígado, e a doença pode variar em gravidade, dependendo da causa.