Cavaleiros do Mar são recebidos no Legislativo gaúcho
Segundo Romera, o movimento começou em 1984, com 36 pessoas, em Palmares do Sul. Em 2009, foram quatro mil cavalarianos e outras duas mil pessoas. “Nesta edição, está prevista a participação de um casal da Itália, além de visitantes de vários pontos do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais”, informou. De acordo com Romera, neste ano, a Cavalgada do Mar irá homenagear as mulheres, resgatando a trajetória de Anita Garibaldi.
O presidente da AL destacou a importância da Cavalgada do Mar na divulgação das tradições gaúchas e garantiu que o Legislativo participará do evento de forma atuante. “Desde os tempos remotos, o cavalo exerce importância na vida do homem, auxiliando em diversas atividades, como na lida campeira e no lazer”, lembrou Cherini, que é autor de várias leis relacionadas ao tradicionalismo, como a que institui o churrasco como “prato típico” e o chimarrão como “bebida símbolo” do Rio Grande do Sul.
Também são de autoria do parlamentar, as leis que declaram integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado o Acampamento Farroupilha, que ocorre anualmente no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre, e a Expointer, realizada em Esteio, bem como a que declara a Estátua do Laçador integrante do patrimônio histórico e cultural e escultura-símbolo do Estado.
Homenagens
No próximo dia 23, às 20h, Cherini receberá a Comenda Cavaleiros do Mar, em solenidade no Parque de Exposições de Imbé. Entre os que serão agraciados com a distinção, estão a governadora Yeda Crusius, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, João Osório Ferreira Martins, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Leo Lima.