CEEE Equatorial se manifesta após Justiça cobrar explicações sobre falta de energia no Litoral Norte

Litoral, STF, energia

CEEE Equatorial se manifesta após Justiça cobrar explicações sobre falta de energia em Santo Antônio da Patrulha

A CEEE Equatorial entrou em contato com o Litoralmania para apresentar sua posição após a publicação da reportagem que informou que a Justiça intimou a concessionária a explicar as frequentes interrupções de energia elétrica em comunidades do 3º Distrito de Santo Antônio da Patrulha.

Em nota enviada ao Portal, a empresa afirma que mantém um trabalho contínuo de reconstrução da rede elétrica desde o início do último evento climático extremo que atingiu o Rio Grande do Sul em agosto, incluindo as áreas de Santo Antônio da Patrulha.

Segundo a concessionária, o ciclone extratropical provocou rajadas de vento superiores a 90 km/h, derrubando árvores e postes, destelhando imóveis e lançando destroços contra a rede elétrica.

Empresa afirma ter mobilizado cerca de 500 equipes

De acordo com a CEEE Equatorial, aproximadamente 500 equipes foram mobilizadas em escala de plantão durante 24 horas para atender as ocorrências provocadas pelo evento climático.

A empresa afirma que o trabalho de recuperação continua até que todas as ocorrências sejam atendidas.

Na época mais crítica dos danos, dados divulgados pela própria concessionária apontaram que Santo Antônio da Patrulha chegou a registrar 16.941 consumidores afetados e 92 interrupções, fazendo do município o mais atingido do Litoral Norte naquele momento.

Em 10 de agosto, a empresa informou que já havia restabelecido a energia de 91% dos clientes afetados em Santo Antônio da Patrulha, Caraá e Arroio do Sal, enquanto mantinha cerca de 500 equipes em campo.

CEEE diz que manteve contato com prefeitos

Na manifestação enviada ao Litoralmania, a concessionária afirma que manteve contato permanente com os prefeitos dos municípios integrantes da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) para informar sobre o andamento dos serviços.

A empresa também afirma ter atuado em conjunto com as prefeituras para facilitar o acesso das equipes aos pontos atingidos e permitir a execução dos reparos necessários.

Concessionária cita dificuldades de acesso

A CEEE Equatorial destaca ainda a intensidade do evento climático e os danos provocados em diferentes pontos da infraestrutura de Santo Antônio da Patrulha.

Segundo a empresa, os estragos também prejudicaram as condições de acesso a determinadas localidades, o que teria representado uma dificuldade adicional para a execução dos serviços de recuperação.

O que está em discussão na Justiça

A manifestação da CEEE ocorre após a Justiça determinar a intimação da concessionária para explicar as interrupções frequentes registradas em comunidades do 3º Distrito, entre elas Catanduva Grande, Alto Data, Data e Taquaral.

Segundo a Prefeitura, o problema não começou apenas depois do temporal. O Município afirma que moradores dessas localidades já enfrentavam quedas recorrentes de energia antes do evento climático de agosto.

A administração municipal também cobra intervenções na rede, substituição de postes e revisão da estrutura que atende as comunidades.

O caso ganhou relevância porque, em algumas localidades rurais, a energia elétrica é necessária para o funcionamento de poços artesianos utilizados no abastecimento de água. Assim, uma interrupção prolongada pode afetar não apenas o fornecimento de eletricidade, mas também o acesso à água.

CEEE diz que responderá à Justiça

Sobre a ação judicial, a CEEE Equatorial informou que responderá às solicitações oportunamente no âmbito do processo.

A manifestação não representa uma resposta definitiva às questões levantadas judicialmente. A concessionária ainda deverá apresentar os esclarecimentos solicitados pela Justiça dentro do processo.

A decisão judicial também não estabelece, por si só, responsabilidade definitiva da empresa pelos problemas apontados. A apuração deverá considerar as informações apresentadas pelas partes e os elementos reunidos no processo.

Problema ganhou dimensão após temporal de agosto

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul no início de agosto provocou danos expressivos na rede elétrica em diferentes municípios. Em Santo Antônio da Patrulha, a dimensão das ocorrências colocou a cidade entre as áreas mais afetadas da concessão da CEEE Equatorial.

A situação também mobilizou municípios do Litoral Norte, que recorreram à Justiça para cobrar o restabelecimento do serviço após a demora na recuperação da rede.

Agora, além da reconstrução provocada pelos danos do temporal, permanece em discussão a necessidade de medidas capazes de reduzir a recorrência das interrupções nas comunidades rurais de Santo Antônio da Patrulha.

Receba as principais notícias no seu celular

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Continue lendo no Litoralmania