CEEE procura alternativas para evitar roubos de fios em Cidreira
A Companhia Estadual de Energia Elétrica, está implantando no distrito da Costa do Sol, uma nova tecnologia de fiação elétrica. A Rua Margarida está recebendo a instalação de 4 mil metros de fio de luz, fio este com metal interno e uma fina camada de cobre sem valor comercial. O fio que é de aço fundido com cobre, está sendo colocado na rede de baixa tensão, a mais atingida pelos ladrões de fios.
O Chefe da Divisão Região Litoral Norte, Manoel Cândido da Silveira informou que a decisão de implantar este projeto em Cidreira, se deu devido ao grande número de ocorrências de roubo de fios.
Nesta rua, só neste ano, foi reposta a fiação e realizadas 18 substituições. No Litoral Norte de janeiro até o final do mês de julho, foram reinstalados pela CEEE 236 mil metros de cabos elétricos, o que representa um prejuízo de meio milhão de reais, só em material, sem levar em conta todas as outras despesas da Companhia para a instalação. Esta nova fiação instalada pela companhia está em fase de experiência, e será acompanhada semanalmente pelos técnicos durante o período de um ano. Se o produto resistir bem a maresia, sempre que for necessária a reposição de fios, eles serão substituídos já por este novo produto.
A empresa que produz este novo fio elétrico, doou todo o material para o projeto experimental. Segundo Geraldo Roberto de Almeida, representante da empresa Coppersteel, Bimetálica Ltda. Serão colocados em todos os postes placas indicando que o fio não tem valor comercial.