Centro de alta pressão influenciará tempo no RS: Saiba o que Esperar
O avanço de uma frente fria trará muitas nuvens e chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e, posteriormente, o estado do Rio de Janeiro no início desta semana, conforme prevê a MetSul Meteorologia.
Essa frente fria, impulsionada por uma incursão de ar frio associada a um centro de alta pressão com 1034 hPa, estará nesta segunda-feira na altura do Rio da Prata, entre Buenos Aires e Montevidéu, e se deslocará na terça para o Oceano Atlântico, a leste do Rio Grande do Sul.
Nesta segunda-feira, chove ou garoa na maioria das regiões do Rio Grande do Sul.
Ao longo do dia, a chuva se concentra na Metade Norte do estado.
Embora os volumes não sejam altos em geral, algumas áreas, especialmente no Nordeste gaúcho, podem ter chuva moderada a forte.
O tempo começa a melhorar no Oeste e no Sul, e até o final do dia, o tempo firme predomina em quase todo o estado.
Ainda na segunda-feira, a frente fria se desloca pelo Sul do Brasil, trazendo chuva para grande parte de Santa Catarina e diversas áreas do Paraná.
O Sul do Mato Grosso do Sul e pontos do Sul e Leste de São Paulo também podem ver instabilidade atmosférica.
Na terça-feira, o tempo melhora na maior parte do Sul do Brasil, mas ainda pode haver chuva ou garoa em partes do Leste e Nordeste de Santa Catarina e do Leste do Paraná, especialmente na Serra do Mar e no litoral paranaense.
A instabilidade permanece na terça-feira no Sul do Mato Grosso do Sul e no Sul e Leste de São Paulo, com a cidade de São Paulo esperando chuva e garoa durante o dia e temperaturas significativamente mais baixas.
Entre terça e quarta-feira, o sistema frontal atinge o estado do Rio de Janeiro, trazendo aumento de nuvens, vento sul, chuva e queda de temperatura.
A capital fluminense enfrentará instabilidade, com a chuva mais intensa ocorrendo entre o final da terça-feira e durante a quarta-feira.
Vento Moderado Aumenta Sensação de Frio no RS: Previsão de Temperaturas Negativas
O vento, por vezes moderado, acentuará a sensação de frio no Rio Grande do Sul, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h em diversas localidades ao longo do dia.
Essa condição, combinada com chuva ou garoa em várias regiões do estado, aumentará a sensação térmica de frio.
Na terça-feira, a previsão indica temperaturas negativas na fronteira com o Uruguai, na Campanha e na Serra do Sudeste.
Algumas áreas podem registrar mínimas tão baixas quanto -2ºC ou -3ºC, e marcas ainda menores não estão descartadas nas baixadas da Serra do Sudeste, onde poderá haver formação de geada.
Na Grande Porto Alegre, a terça-feira também será marcada pelas menores temperaturas da semana, com mínimas entre 6ºC e 8ºC na maioria das cidades da região metropolitana.
Nos Campos de Cima da Serra, o dia deverá começar com temperaturas próximas a 0ºC em algumas localidades.
Prepare-se para um início de semana com muito frio e sensação térmica acentuada pelo vento moderado.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp