Geral

Cesto básico em Santo Antônio da Patrulha apresentou aumento de preço em julho

No mês de julho foi realizada a quarta pesquisa de preços no município, cujo resultado (R$ 466,17) ao ser comparado com o resultado do mês anterior (R$ 459,63) apresentou um aumento de 1,41%. Contudo, o valor do cesto básico do município ficou menor do que o de Porto Alegre, situada a 77 km de distância, pelo quarto mês consecutivo.

O levantamento do custo do cesto básico no município de Santo Antonio da Patrulha vem sendo realizado mensalmente a partir de uma parceria entre o Grupo PET-FURG-SAP e o Centro Integrado de Pesquisas do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – Iceac/furg.

O setor 1 foi o que mais contribuiu para o aumento do valor do cesto básico no município de Santo Antonio  da Patrulha. As verduras como repolho, alface, cenoura tiveram variações na ordem de 38,13%, 37,85% e 11,90%, respectivamente. Esse fato se explica devido o aumento das chuvas na região, dificultando a colheita das verduras, diminuindo a oferta e elevando os preços ao consumidor. Também o setor 4 teve sua contribuição para a elevação do valor do cesto básico, mesmo sendo uma contribuição discreta, os preços da carne de frango, carne bovina, massa de tomate aumentaram na ordem de 8,06%, 6,32% e 4,06%, respectivamente. Porto Alegre é uma das sete capitais que tiveram aumento no preço da carne bovina, segundo o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – e Santo Antonio da Patrulha acompanhou esta tendência. No setor 2 o alvejante foi a maior contribuição para o aumento dos preços com 22,75% de aumento.

Em contrapartida, o setor 3 (higiene pessoal) teve seu primeiro recuo nas pesquisas que acompanham o cesto básico. Seis produtos de um total de sete com valores mais baixos que o mês de junho. A maionese que faz parte do setor 5 teve um recuo na ordem de 33,74%, explica-se pela boa safra de soja o que corrobora com a pesquisa do Dieese que também cita recuo no preço do óleo de soja em Porto Alegre e mais 11 regiões, das 17 pesquisadas no País, confirmado no município de Santo Antonio da Patrulha.

O total de produtos do cesto básico que tiveram variação positiva no mês de julho foi de 26, ficando 24 produtos com variação negativa e um produto com estabilidade de preço, que foi o gás de cozinha.

A pesquisa é realizada pelas petianas Cleussara Silvane de Fraga Silva e Morgana Andrade dos Santos, sob a orientação dos professores Tiarajú Alves de Freitas do CIP/ICEAC/FURG, coordenador do projeto e Antonio Luis Schifino Valente, tutor do PET/FURG-SAP.

Comentários

Comentários