Cesto básico tem decréscimo no valor em Santo Antônio da Patrulha
A explicação para este fato está na redução dos preços que as verduras tiveram no mês. Com menor precipitação de chuvas em maio, os preços das hortaliças, principalmente alface, repolho e cenoura, baixaram na Ceasa, principal fonte supridora dos mercados da cidade, e o repasse para o consumidor foi automático. A cebola também teve ligeira queda em seu preço. Os setores que mais apresentaram variação positiva de preços foram o de higiene pessoal e limpeza, ficando o de higiene pessoal com a maior variação.
O relatório aponta ainda uma relativa estabilidade na economia da cidade diante da possibilidade da volta da inflação, informada pelos setores de economia e mercado: 28 dos 51 produtos que compõem o cesto básico, ou seja 55%, apresentaram redução de preços. Além das verduras, contribuíram de forma efetiva para essa redução, produtos fundamentais e de peso considerável no cesto básico, como as carnes, bovina e de frango, o pãozinho e o gás de cozinha.
O projeto é coordenado pelo professor doutor Tiarajú Alves de Freitas, do Centro Integrado de Pesquisas (CIP/Iceac). Em SAP, trabalham no projeto as estudantes de Engenharia Agroindustrial e bolsistas Cleussara Silvane de Fraga Silva e Morgana Andrade dos Santos, sob a supervisão do professor doutor Antonio Valente (tutor PET). Por meio do levantamento mensal, a equipe de pesquisadores acompanha a evolução dos preços dos produtos no município, fornecendo informações importantes para o acompanhamento da evolução do custo de vida dos moradores de SAP, frente a uma nova realidade de poder aquisitivo e oportunidade de empregos.
Mais informações sobre o Centro Integrado de Pesquisa podem ser obtidas junto ao site www.cip.furg.br, onde o visitante poderá ter acesso a série histórica do custo do cesto básico nos quatro locais em que o CIP realiza as pesquisas, participar de enquetes, entrar em contato com os integrantes e também obter informação sobre outros projetos que o CIP realiza.