Foto arquivo: Guaíba já avança sobre a cidade na zona Sul de Porto Alegre, onde não há sistema de contenção de cheias.
Geral

Cheia iminente no Guaíba e talvez a maior dos últimos 80 anos preocupa

A MetSul Meteorologia alertou que uma cheia do Guaíba em Porto Alegre é iminente e deve ser de grandes proporções, rivalizando com algumas das maiores da história nos últimos 80 anos.

Frigorifico Borrussia

O nível do Guaíba na régua do Cais Mauá, que ontem estava em 1,40 metro nas primeiras horas da tarde, subiu para 1,97 metro no começo da tarde desta quarta-feira, praticamente na cota de cheia de 2,00 metros.

A tendência é que o nível siga subindo rápida e acentuadamente. As águas dos rios contribuintes (Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí e Sinos) demoram até 48 horas para alcançar o Delta do Jacuí, na área de Porto Alegre, e choveu muito na parte final dessas bacias.

Dr. Bruno Loranos Germani

Quase toda a vazão da chuva já ocorrida ainda não chegou e há previsão de mais chuva extrema nos rios contribuintes, o que indica que o pior da cheia deve ocorrer no final desta semana e na semana que vem na área do Guaíba.

A altura exata que o Guaíba possa atingir não pode ser estimada com precisão, uma vez que o evento de instabilidade está distante do fim e o volume de chuva ainda é uma previsão.

Livros Cristãos
Massagem

No entanto, considerando os picos históricos das últimas horas do Rio Taquari, a cheia do Rio Caí e a quantidade de água que caiu no Jacuí, o Guaíba se encaminha para ter uma das maiores cheias dos últimos 80 anos, desde 1941.

É factível que o Guaíba possa se aproximar ou atingir a cota de extravasamento de 3,00 metros no Centro, mas é cedo ainda para afirmar que alcançará tal marca e quando.

Disco Mania

No último século, o Guaíba só atingiu 3,00 metros na enchente de abril e maio de 1941. Nas outras vezes em que transbordou com 3,00 metros, as enchentes se deram no fim do inverno e na primavera, com 3,11 metros (setembro de 1967), 3,18 metros (setembro de 2023) e 3,46 metros (novembro de 2023).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários