Variedades

Chile mostra vídeo com mineiros soterrados ajudando no resgate

As autoridades chilenas divulgaram ontem (21) à noite imagens dos 33 trabalhadores soterrados há 47 dias no Norte do Chile ajudando na remoção de escombros, durante as operações de resgate. Nas imagens, os trabalhadores atuam como apoio nas escavações.

Especialistas acreditam que os mineiros serão resgatados na primeira semana de novembro. O governo do Chile colocou em ação três planos – referentes a diferentes máquinas perfuradoras – para a retirada dos homens.

As informações são da rede estatal de televisão do Chile, a TVN. O vídeo divulgado pelas autoridades foi o terceiro desde o acidente, em agosto. Nos anteriores, os trabalhadores mostraram como vivem, enviaram mensagens e demonstraram bom humor e esperança, apesar da tensão a que estão submetidos.

Na sexta-feira passada (17) a máquina de escavação T-130 conseguiu chegar até o local onde estão os trabalhadores. A partir da chegada da máquina no local foi feita uma abertura e instalada uma espécie de túnel. Os mineiros se encontram a 700 metros de profundidade.

O esforço dos especialistas é para evitar que as escavações não provoquem novos desabamentos. Paralelamente há uma plataforma, nas dimensões das usadas em explorações petrolíferas, para ampliar as operações de resgate. Uma sonda de perfuração geotérmica RIG 421, própria para atividades petrolíferas, foi colocada no local. A máquina tem 45 metros de altura e é considerada mais rápida do que as outras duas em funcionamento.
 
Desde o dia 5 de agosto, quando houve o acidente, foram definidos três planos denominados A, B e C. Cada um se refere à utilização de máquinas específicas para a perfuração do local onde estão os trabalhadores. Preliminarmente foram acionadas as Strata 950 e T-130, em diferentes potências. Segundo as autoridades, as perfurações avançam cerca de 23 metros por dia.

Acompanhando cada avanço das operações de resgate estão os parentes dos 33 mineiros. As famílias montaram barracas e transformaram o local em uma pequena vila, que foi batizada de Acampamento Esperança. Desse local são enviadas mensagens por escrito e também houve uma teleconferência com os trabalhadores.

Comentários

Comentários