Chile registra novo terremoto
De acordo com o U.S. Geological Survey, as cidades mais afetadas pelo tremor de ontem foram novamente a capital, Santiago, Concepción – a segunda maior cidade do Chile -, Chilan e Talca. De acordo com o Escritório de Emergência do Governo do Chile, os tremores variam de 3 a 5 graus na escala Richter.
Segundo o instituto norte-americano, o epicentro foi ao norte da cidade de Concepción, mas atingiu cerca de 35 quilômetros da costa chilena. O momento exato do terremoto foi às 11h25. Mas na madrugada de hoje (16) houve mais uma série de tremores menos intensos no Sul do país – outra vez Concepción, Talca, Curico e Cauquenes.
O governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, empossado na semana passada, definiu que sua prioridade é a reconstrução do país. Cálculos preliminares indicam que serão necessários cerca de US$ 30 bilhões. Pelo menos 2 milhões de pessoas foram afetadas – 1,5 milhão estaria desabrigada e há ainda desaparecidos, além de 497 mortos.
A Organização das Nações Unidas (ONU), a União Europeia, a Organização dos Estados Americanos (OEA), os governos de vários países, como o Brasil, os Estados Unidos, o Canadá e a Espanha ajudam na recuperação do Chile e apoio às vítimas.