Observatório Astronômico Araucária / Reprodução
Rio Grande do SulVariedades

Chuva de meteoros Oriônidas encanta céu do RS

Quem esteve atento ao céu nas noites de sábado (19) e domingo (20) no Rio Grande do Sul pôde presenciar um espetáculo astronômico: a chuva de meteoros Oriônidas.

Frigorifico Borrussia

Imagens captadas pelo Observatório Astronômico Araucária, localizado em Passo Fundo, no norte do Estado, revelam quase 70 meteoros cruzando a atmosfera.

Segundo Vitor José, observador amador responsável pelo observatório, essa chuva de meteoros é formada por fragmentos do cometa 1P/Halley, que fez sua última passagem próxima à Terra em 1986.

A Oriônidas é conhecida por apresentar atividade moderada e ocorre todos os anos entre 4 de outubro e 14 de novembro, atingindo seu pico por volta do dia 22 de outubro, quando podem ser vistos até 23 meteoros por hora.

O fenômeno acontece porque a Terra atravessa a trilha de detritos deixada pelo cometa Halley, proporcionando uma chuva de meteoros com rastros rápidos e brilhantes.

As câmeras do Observatório Araucária, que fazem parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) e da Global Meteor Network (GMN), foram direcionadas para a região leste do Estado e registraram a passagem dos meteoros, famosos por sua alta velocidade.

Portela Serviços Funerários

Apesar da luminosidade da Lua, foi possível observar várias trilhas brilhantes cortando o céu, típicas dos meteoros que parecem emanar da constelação de Orion.

— Mesmo com a interferência da Lua, conseguimos captar uma quantidade significativa de meteoros, alguns com trilhas persistentes e brilho intenso — destacou Vitor José.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários