Chuva de Semente de Juçara no morro da Borrússia em Osório
O evento consiste em voos livres na rampa do Morro da Borússia em Osório, com o objetivo de promover a conservação integrada dos recursos hídricos, solo e floresta, e chamar a atenção para o uso sustentável da palmeira juçara (Euterpe edulis). A espécie é chave para a recuperação da Mata Atlântica, especialmente ao servir de alimento para muitos grupos de animais dispersores de sementes.
No evento, se disseminará cerca de dez mil sementes de juçara, em parceria com o Anhangava Clube de Voo Livre de Osório, Comitê da Bacia do Rio Tramandaí, Escola Rural de Osório, Área de Proteção Ambiental Morro da Borússia (APA de Osório) e Prefeitura de Osório. Estão sendo esperados praticantes de todas as modalidades de voo livre do Estado, população da Bacia Hidrográfica e interessados em fazer voos duplos de asa delta ou trike.
A palmeira juçara aparece nas regiões de Mata Atlântica, do Sul da Bahia ao Rio Grande do Sul e a alternativa ao corte ilegal para retirada do palmito (nos municípios da Bacia do Rio Tramandaí) é a sua conservação através do uso sustentável dos frutos, gerando produção de polpa, sucos, pães e outros produtos, mantendo a árvore em pé e plantando suas sementes. A ação também visa a apoiar à Rede Juçara, uma união de entidades de pesquisa, ONGs, comunidade rural e órgão governamentais em prol dessa palmeira ameaçada de extinção.
O evento terá início às 13h e será aberto ao público. A estrada é de fácil acesso à Rampa do Morro das Antenas, na APA da Borússia, em Osório. Mais informações pelo (51) 3628-1018 ou taramandahy@gmail.com.