Geral

Chuva e ventos fortes causam estragos em Imbé

A incessante chuva e os ventos fortes de até 100km/h que atingiram o município de Imbé na noite de terça-feira e madrugada de quarta, provocaram diversos estragos na cidade. Relatórios contendo dados oficiais sobre os estragos em escolas, postos de saúde e por todos os bairros da cidade estão sendo preparados pelas secretarias de Obras, Limpeza Urbana, Segurança Pública e pela Defesa Civil.

Ruas, Postos de Saúde, Escolas Municipais e prédios públicos ficaram embaixo d’água. Carros foram abandonados em plena via. O calçadão da Beira Mar não sofreu nenhum prejuízo em sua estrutura, mas devido a ressaca do mar ficou repleto de areia. Nos balneários, a maioria dos acessos ao mar foi destruída pelo forte volume de água.

A Escola de Música Guaracyra Ramos Kramer, localizada na Sociedade Amigos da Praia do Imbé (Sapi), foi a mais atingida. A força da água destruiu portas, arrancou pisos e danificou cerca de 30 instrumentos e prejudicou diversos materiais didáticos.

– A água chegou a 1,5 metros dentro da Sapi, atingindo salas e instrumentos, causando um grande prejuízo para os 150 alunos da Escola de Música. Teremos que fazer um recesso para colocar a casa em ordem, na tentativa de recuperar alguns materiais e dar continuidade as aulas de musicalização – descreveu o desolado maestro José Fernando da Silva.

Apesar do grande volume de água que atingiu todos os bairros, a Prefeitura recebeu poucos pedidos para abrigar famílias. Porém, muitas pessoas tiveram que deixar suas casas invadidas pela força da água e foram acolhidas por parentes e vizinhos.

As equipes de Limpeza Urbana e da Secretaria de Obras estão desde a madrugada de hoje (19) trabalhando para desentupir bueiros, desobstruir valos, recolher placas e árvores derrubadas pelo vento.

– É um trabalho cansativo que precisa ser feito com calma em todos os pontos da cidade. As pessoas precisam ter paciência, pois todas as equipes da Prefeitura estão na rua atendendo os pedidos – declarou o secretário de Limpeza Urbana, Valdomiro Marcelino Josefino.

Após o levantamento completo da Defesa Civil a Prefeitura pretende decretar Imbé como Situação Anormal de Emergência.

O prefeito Darcy Dias pede para que os proprietários de residência venham até o município verificar os estragos.

Comentários

Comentários