Chuva forte com altos volumes e temporais: Metsul emite alerta no RS

Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania

A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva localmente forte a torrencial e de temporais isolados no Rio Grande do Sul no começo da semana.

A instabilidade será consequência de uma área de baixa pressão que vai se deslocar do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil com a organização de uma frente quente.

Modelos numéricos não indicam uma baixa pressão profunda com suporte em altitude que gere um ciclone extratropical maduro sobre o Sul do Brasil neste começo de semana, mas apenas um centro de baixa pressão ordinário que provoca instabilidade e será responsável pela ocorrência de chuva e o potencial de alguns temporais localizados.

Junho, é o mês com maior frequência de frentes quentes entre todos no ano no território gaúcho.

Frentes quentes muitas vezes trazem chuva forte a intensa com altos volumes e ainda muitos raios e ocorrência de granizo.

Em alguns episódios no passado causou vendavais e em situações mais extremas no passado até tornados frentes quentes provocaram, embora neste episódio de instabilidade de agora não se antecipe tempo severo generalizado e um risco apenas marginal de tempestades severas de caráter isolado.

A chuva deve ter altos volumes em parte do Rio Grande do Sul com acumulados de 50 mm a 100 mm em diversos municípios gaúchos e com possibilidade de marcas mesmo de 100 mm a 150 mm de forma localizada (isoladamente superiores) em algumas áreas do interior, especialmente entre o Centro e o Oeste gaúcho.

A análise dos dados mostra que todos os modelos indicam a possibilidade de acumulados altos a muito altos de precipitação em parte do território gaúcho entre domingo e segunda-feira, mas os modelos não convergem em indicar quais áreas teriam a chuva mais volumosa.

A expectativa é que no decorrer da terça-feira a instabilidade comece a se afastar do Rio Grande do Sul e, por isso, deixa de chover na maioria dos municípios gaúchos, ainda de acordo com a MetSul.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários