Chuva forte: Defesa Civil alerta para risco de inundações no Litoral
A Defesa Civil emitiu um alerta para risco de inundações no Litoral do Rio Grande do Sul nas próximas horas.
Atualmente, os níveis hidrológicos estão normais em quase todo o estado, exceto na região do baixo Uruguai e na Região Hidrográfica do Guaíba, que apresentam níveis entre cotas de atenção e alerta.
As bacias dos rios Taquari-Antas e Alto Uruguai mostram tendência de elevação dos níveis, enquanto outras regiões variam entre estabilidade e declínio.
Devido à previsão de chuvas intensas entre os dias 13 e 15 de julho, a Defesa Civil recomenda um nível de severidade de ALERTA (marcado em amarelo no mapa) para o leste, nordeste do estado e divisa com Santa Catarina.
As bacias afetadas incluem Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Alto Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Litoral Médio, Tramandaí e Mampituba.
Nessas áreas, há risco de cheias em arroios, córregos e rios menores, podendo causar transtornos em regiões ribeirinhas.
A previsão indica maiores volumes de chuva para a região litorânea, com um nível de severidade de INUNDAÇÃO (marcado em laranja no mapa).
Há risco de subidas rápidas em rios maiores, arroios e córregos devido às altas precipitações, principalmente no litoral. Além disso, há risco de deslizamentos e queda de barreiras nas áreas com chuvas intensas (grandes volumes em pouco tempo). As bacias mais atingidas incluem Mampituba, Tramandaí e partes das bacias Gravataí, Sinos, Caí, Taquari-Antas e Apuaê-Inhandava.
A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta e tomar precauções para minimizar os impactos das inundações e deslizamentos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp