Chuva, granizo e fumaça escurecem o dia no Sul do RS: cidades registram temporais
Na manhã desta segunda-feira, o céu escureceu em várias cidades do Sul do Rio Grande do Sul, como Pelotas, Rio Grande e Bagé, devido à combinação de chuva, temporais de granizo e a presença de fumaça de queimadas na atmosfera.
A luminosidade foi drasticamente reduzida, criando um cenário incomum para o horário.
Os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar registraram queda de granizo entre a madrugada e a manhã, conforme alertado previamente pela MetSul Meteorologia.
O fenômeno foi provocado pelo encontro de uma massa de ar muito quente que avançou pelo Oeste e Norte do estado com uma frente fria ao Sul, formando uma frente quente sobre o Uruguai e o Sul gaúcho.
Eleição 2024: veja quem são os candidatos da sua cidade
As frentes quentes, comuns no inverno, frequentemente causam raios e granizo, como o observado nesta manhã.
Além dos temporais no Sul, também houve registros de chuva em pontos do Centro e Leste gaúcho, como indicado nas previsões.
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou acumulados de 20 mm em Rio Grande, 17 mm em Jaguarão, 5 mm em Pelotas e Canguçu, e 3 mm em Camaquã.
O tempo deve continuar instável na Metade Sul nas próximas horas, com maior chance de chuva no extremo Sul, especialmente em Santa Vitória do Palmar e Chuí.
Na terça-feira, o tempo melhora com sol, nuvens e fumaça, mas ainda há previsão de chuva na região do Chuí.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp