Chuva intensa e temporais causam estragos em nove municípios do Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou nesta segunda-feira um balanço preocupante dos estragos causados pela chuva intensa e os temporais ocorridos na sexta-feira e no fim de semana.
De acordo com as autoridades, nove municípios do estado foram afetados, principalmente na região Oeste, onde os acumulados chegaram a 300 mm em alguns pontos.
Os transtornos incluem quedas de árvores e inundações, sendo Uruguaiana o município mais impactado, levando a prefeitura a decretar situação de emergência.
No total, 560 residências e uma escola foram atingidas por alagamentos na região.
Em Barra do Quaraí, na fronteira com o Uruguai, uma família foi retirada de sua residência e realocada em um abrigo municipal.
Já em Alegrete, duas famílias foram afetadas pelas inundações e foram abrigadas em um ginásio escolar.
No Norte do estado, Erechim foi duramente atingida, com 60 casas destelhadas e árvores caídas nas vias da cidade.
A Defesa Civil distribuiu mais de 15 rolos de lonas para ajudar na reconstrução das casas, principalmente nos bairros Paiol Grande, Amanhecer, Cavassolla, Cotrel, Agrícola e Presidente Vargas.
A previsão é de que o tempo continue instável, com chuvas intercaladas com sol e calor.
A grande preocupação é com o avanço de uma frente fria, prevista para quarta-feira, que pode trazer chuvas fortes e intensas, acompanhadas de vendavais e raios, principalmente no extremo Sul do estado, segundo a Metsul.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp