Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Geral

Chuva intensa, raios e risco de granizo no RS: veja o que esperar dia a dia

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta importante para o Rio Grande do Sul, destacando um cenário de instabilidade atmosférica nos próximos dias, com fortes chuvas, raios e risco de temporais isolados, incluindo granizo.

Viu Internet

O Oeste, a Campanha e o Sul do estado devem ser as regiões mais afetadas.

Essa instabilidade se deve à formação de uma bolha de calor no Centro-Oeste do Brasil, que iniciará uma intensa onda de calor em todo o país.

As temperaturas podem atingir entre 40°C e 43°C no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul na próxima semana, sob um bloqueio atmosférico persistente.

Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, entre 1000 e 2000 metros de altitude, está trazendo esse ar quente para o Rio Grande do Sul, o que deve resultar em tardes de calor, especialmente na Metade Norte do estado.

Dr. Sander Fridman - 16/11

As máximas podem variar de 32°C a 35°C no Noroeste gaúcho durante a primeira metade da semana.

O avanço do ar quente sobre o ar frio no Sul do estado criará uma frente quente, que ficará quase estacionária entre o Oeste, Sul do RS e Uruguai durante o fim de semana e início da próxima semana, provocando chuvas frequentes nessas áreas.

Nesta sexta-feira (16), o dia começa com sol e nuvens no Rio Grande do Sul, mas já não se descarta chuva isolada no Sul do estado ao final do dia.

No sábado (17), a instabilidade aumenta, com chuva isolada atingindo partes do Oeste, Centro, Sul e Leste do estado.

Massagem

Porto Alegre pode ser afetada, embora o sol ainda deva aparecer em várias cidades.

No domingo (18), o sol deve aparecer com nuvens em várias regiões, porém, pode ocorrer instabilidade localizada no Leste e, especialmente, no Sul gaúcho na segunda metade do dia.

Na segunda-feira (19), o avanço do ar quente sobre o estado reforçará a frente quente quase estacionária sobre o Uruguai e o Sul do RS, resultando em pancadas isoladas de chuva, raios e possível granizo isolado. Mesmo no Sul, momentos de abafamento poderão ocorrer apesar da instabilidade.

Star Proteção Veicular

Na terça-feira (20), o sistema semi-estacionário continuará gerando instabilidade com chuva, raios e temporais isolados no Oeste, Campanha e Sul do estado, enquanto a Metade Norte terá sol com nuvens e temperaturas elevadas.

Já na quarta-feira (21), uma massa de ar frio começará a impulsionar a frente fria. O calor intenso persistirá na Metade Norte, com sol e nuvens, mas na Campanha e no Sul do estado a frente trará chuva e risco de temporais isolados.

Na quinta-feira (22), a frente fria avançará pelo estado, provocando chuva na maioria das regiões, incluindo Porto Alegre e a região metropolitana.

No extremo Sul, no Chuí, pode ocorrer uma melhora no tempo. Chuva forte isolada e temporais localizados são esperados.

Na sexta-feira (23), com a chegada de ar mais frio e o afastamento da frente fria para Paraná e Santa Catarina, o tempo melhora no Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, embora em algumas áreas ainda possa chover.

Volumes de Chuva Projetados:

A tendência é de altos volumes de chuva concentrados no Sul e Oeste do estado devido à frente quente, que se tornará semi-estacionária e, posteriormente, uma frente fria. Modelos meteorológicos alemão, europeu e canadense indicam acumulados próximos ou superiores a 100 mm nesses locais, podendo chegar a 150 mm ou até 200 mm em algumas áreas.

Risco de Temporais:

Frentes quentes, como a esperada no início da próxima semana no Sul do estado, são conhecidas por provocarem muitos raios e alta probabilidade de granizo. Vendavais isolados podem ocorrer, embora não sejam comuns nesses sistemas.

Os modelos de previsão de raios analisados pela MetSul indicam uma maior incidência de descargas elétricas na Campanha e no Sul do estado entre segunda-feira (19) e quarta-feira (21), embora os números não sejam excessivamente altos.

Dada a instabilidade do cenário, a MetSul Meteorologia recomenda atenção aos boletins atualizados nos próximos dias, já que as previsões podem sofrer mudanças significativas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários