Chuva por mais quatro dias traz graves riscos para o RS
Muitos municípios da região enfrentam problemas com transbordamento de rios e inundação, o que somente vai piorar com o que se desenha para hoje e também para os próximos dias.
O quadro é mais grave em cidades do Noroeste e do Norte do Estado, principalmente as mais próximas da divisa com Santa Catarina.
Por que a situação vai piorar? Até domingo o tempo não firma no Rio Grande do Sul. Vai chover todos os dias no Estado. E, se não bastasse, os maiores volumes seguirão se concentrando sobre a Metade Norte gaúcha, justamente a área onde mais choveu. Segundo os últimos dados, os mais altos acumulados tendem a se concentrar no Norte gaúcho (Noroeste, Missões, Médio e Alto Uruguai, Alto Jacuí, Planalto Médio, Campos de Cima da Serra e parte do Litoral Norte), sobretudo em cidades próximas da divisa com Santa Catarina, e no estado vizinho.
Enfatizamos, porém, que toda a Metade Norte do Estado estará sujeita volumosa, o que inclui a Serra, o Litoral Norte e a Grande Porto Alegre, até porque se espera uma intensificação da chuva no fim de semana no Nordeste gaúcho, o que inclui a área de Porto Alegre e região metropolitana. Os acumulados, em geral, em uma semana até domingo vão ficar entre 200 mm e 300 mm em várias cidades do Norte gaúcho e de parte de Santa Catarina.
Alguns pontos mais localizados, porém, podem ter volumes em só sete dias tão extremos como 400 mm a 600 mm, já que só até o começo desta quinta-feira já havia localidades com 250 mm no Noroeste do Estado e no Oeste catarinense.