Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Geral

Chuva preta atinge São José do Norte e Rio Grande

Moradores de várias cidades do Sul do Rio Grande do Sul registraram, nesta terça-feira (10), a ocorrência do fenômeno conhecido como “Chuva preta causada pela fuligem de queimadas atingiu cidades do Sul do RS, como São José do Norte e Rio Grande. Fenômeno pode se repetir nos próximos dias devido à frente fria e fumaça na região.”.

Hoffmeister Assistência Funeral

Entre os locais afetados estão São José do Norte, Rio Grande, Pelotas, Arroio Grande e São Lourenço do Sul. O fenômeno ocorreu devido à fuligem proveniente das queimadas, que se misturou à precipitação, escurecendo a água da chuva.

De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), essa fuligem vem das queimadas em regiões do Brasil e até de outros países sul-americanos, como o Uruguai.

A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, explicou que a “chuva preta” acontece quando a água da chuva cai através de uma atmosfera densa de fumaça.

Portela Serviços Funerários

Cidades no norte do Uruguai, que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul, também relataram o fenômeno.

A previsão é de que o fenômeno possa ocorrer em outras partes do estado nos próximos dias, especialmente entre quarta (11) e sexta-feira (13), devido ao avanço de uma frente fria combinada com a fumaça presente na atmosfera do Sul do Brasil.

O climatologista Francisco Aquino, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), alertou que essa situação é agravada por uma combinação de fatores climáticos adversos, como a baixa umidade do ar, ondas de calor e bloqueios atmosféricos.

Ele destacou que quem coleta água da chuva poderá perceber a coloração escura causada pela fuligem.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários