Geral

Chuva retorna ao RS e marca início de período de instabilidade climática

Após uma sequência de dias ensolarados e tempo firme devido à influência de um ar polar de alta pressão, o clima no Rio Grande do Sul muda a partir desta quarta-feira.

Hoffmeister Assistência Funeral

A chegada da chuva marca o início de um período de vários dias de instabilidade em diversas regiões do estado.

Nesta quarta-feira, a nebulosidade aumenta significativamente, com previsão de chuva e garoa em várias áreas já entre a madrugada e a manhã.

Esse cenário é resultado do avanço de ar mais quente em altitude, que também contribui para as temperaturas acima de 25ºC nas regiões dos vales e no Noroeste.

Psicólogo Regis Soster

Previsão Detalhada da MetSul Meteorologia

Segundo a análise da MetSul Meteorologia, a precipitação deve afetar principalmente a faixa central do estado, incluindo cidades como Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.

Algumas áreas da Metade Norte também podem registrar chuvas.

Apesar disso, podem ocorrer aberturas de sol, especialmente no Sul do estado.

Livros Cristãos
Chuva retorna ao RS e marca início de período de instabilidade climática

A instabilidade climática não se restringirá a esta quarta-feira.

A previsão indica vários dias consecutivos de precipitação no Rio Grande do Sul, com o tempo devendo permanecer instável até pelo menos domingo ou a próxima segunda-feira.

Áreas Atingidas e Volumes de Chuva

Vale ressaltar que a chuva não afetará todo o território gaúcho, concentrando-se principalmente ao longo do paralelo 30ºS, abrangendo desde Uruguaiana até Porto Alegre, e incluindo cidades da Metade Sul e vários municípios da Metade Norte.

O mapa abaixo ilustra a projeção de chuva acumulada em cinco dias no Rio Grande do Sul, conforme a rodada das 12Z desta terça-feira do modelo do Centro Meteorológico Europeu.

Observa-se que as chuvas se concentrarão do Centro para o Nordeste do estado, enquanto o Sul deve registrar menores volumes.

Xis do Jô

Previsão para os Próximos Dias

Na quinta-feira, a instabilidade persistirá na faixa central do estado.

Na sexta-feira, a chuva deve alcançar a maioria das regiões, exceto nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai e no extremo Sul do estado.

Durante o fim de semana, o tempo se mantém firme no Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul.

No entanto, no Norte e Nordeste, a nebulosidade será maior, com possibilidade de chuva e garoa em cidades como Porto Alegre, Grande Porto Alegre, vales, Serra, Litoral Norte, Aparados da Serra, Leste do Planalto Médio e Alto Uruguai.

Porto Alegre e a região metropolitana enfrentarão vários dias consecutivos de instabilidade e alta umidade, com chance de chuva em momentos distintos nesta quarta, quinta, sexta-feira, parte do sábado e domingo.

A MetSul Meteorologia enfatiza que os volumes de chuva previstos para os próximos dias não devem ser elevados na maioria das cidades, não trazendo preocupação com enchentes.

No entanto, áreas do Centro e Nordeste do estado podem registrar volumes de chuva próximos ou superiores a 50 mm.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários