Chuva Volumosa e Fim da Onda de Frio
Um episódio de chuva volumosa está previsto para este fim de semana no Sul do Brasil, encerrando a longa e intensa onda de frio que afeta o Rio Grande do Sul desde o fim de junho.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
Durante essa onda de frio, foram registradas temperaturas de até -9,1ºC no Sul gaúcho e marcas negativas até na região metropolitana de Porto Alegre.
Previsão de Instabilidade
A chuva será resultado de um centro de baixa pressão atmosférica, que formará nuvens de desenvolvimento vertical, trazendo chuva moderada a forte, além de possíveis trovoadas e granizo isolado em partes do Sul do Brasil.
Sábado:
- O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul, mas o Leste e o Nordeste do estado podem ter chuva isolada na primeira metade do dia.
- Da tarde para a noite, a instabilidade que atua no Paraná se desloca para Santa Catarina e atinge a maior parte da Metade Norte gaúcha, além de pontos do Centro e Oeste do estado.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
Domingo:
- A nebulosidade toma conta do Sul do Brasil, com chuva na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
- Pode não chover em alguns pontos do Norte paranaense e dos extremos Oeste e Sul gaúcho.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”1″]
Mapas e Condições Meteorológicas
Os mapas meteorológicos do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) mostram a evolução da chuva a cada seis horas, desde a tarde de sábado até a noite de domingo.
Com a atuação da baixa pressão, além da chuva, haverá ventos moderados, especialmente entre a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, com rajadas ocasionais nas praias entre Mostardas e Torres.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]
Segunda-Feira e Além
Na segunda-feira, a instabilidade se afasta para o oceano, e o tempo firma em quase todo o Sul do Brasil, com possibilidade de chuva apenas nas áreas mais a Leste dos três estados da região.
Risco de Chuva Forte e Projeção de Volumes
Há risco de chuva forte no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No Paraná, o risco é maior no Sudoeste e Sul; em Santa Catarina, em várias regiões; e no Rio Grande do Sul, no quadrante Norte do estado (Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte).
Os maiores volumes de chuva são esperados em Santa Catarina e parte do Paraná, podendo superar os 100 mm em algumas áreas.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]
Impacto na Onda de Frio
A chuva deste fim de semana impedirá mínimas muito baixas, mas manterá as máximas baixas, com frio à tarde, especialmente no Rio Grande do Sul e áreas de maior altitude de Santa Catarina.
As temperaturas máximas não serão tão baixas quanto nos últimos dias, com a influência do ar frio diminuindo.
Previsão para a Próxima Semana
Após a instabilidade de domingo e início de segunda-feira, a semana será marcada por tempo firme, com sol e nuvens no Rio Grande do Sul, além de nevoeiro e neblina em várias áreas durante a madrugada e manhã.
A onda de frio chegará ao fim, com temperaturas em elevação ao longo da semana, embora ainda faça frio à noite, segundo a Metsul.
As tardes terão temperaturas próximas e acima de 20ºC na maior parte do Sul do Brasil, em contraste com as máximas ao redor ou abaixo de 10ºC dos últimos dias.