Chuvarada antecede chegada do frio no RS
A MetSul Meteorologia adverte para um cenário de muita chuva nos próximos dias. Entre este sábado (23) e a terça-feira (26), alguns dados prolongam até quarta (27), o Estado vai estar na área de transição entre uma forte massa de ar frio cobrindo Uruguai e Argentina e a grande massa de ar seco e quente que atua no Brasil.
O resultado será chuva que neste intervalo de cinco dias pode exceder 100 mm em várias regiões gaúchas, inclusive na Grande Porto Alegre e Litoral. Os maiores acumulados são esperados no Oeste, Centro e o Sul do Rio Grande do Sul.
Neste sábado, instabilidade típica de frente quente atuará, o que pode trazer chuva localmente forte com raios e risco de temporais isolados de vento e granizo no território gaúcho.
No começo da semana será uma frente fria que passará a semi-estacionária que causará a instabilidade. A temperatura de momento vai se manter agradável, mas no começo da semana, sobretudo a partir de terça, será frio e úmido com a chuva, de acordo com o Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.