Chuvas fortes colocam bacias hidrográficas do RS em alerta
Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou a condição hidrológica do estado para o período entre os dias 23 e 26 de setembro, prevendo um cenário de alerta para chuvas intensas que podem elevar significativamente os níveis de rios e arroios em diversas regiões.
Apesar dos níveis de água estarem próximos da normalidade em grande parte do território gaúcho, as chuvas registradas entre 19 e 20 de setembro já provocaram uma leve elevação nos rios e deixaram os solos mais saturados, o que aumenta o risco de enchentes com os novos acumulados de chuva.
O mapa hidrológico da Defesa Civil mostra várias bacias hidrográficas em estado de ALERTA (sinalizadas em amarelo), como as bacias de Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Alto e Baixo Jacuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Guaíba, Camaquã, Mirim-São Gonçalo, Litoral Médio e Tramandaí.
Nessas áreas, há o risco de elevação de pequenos rios e arroios, com possibilidade de alagamentos urbanos e inundações de corpos hídricos não monitorados.
A situação é ainda mais crítica em algumas regiões, sinalizadas em laranja no mapa hidrológico, que foram classificadas com grau de INUNDAÇÃO.
As cidades ao redor dos rios Quaraí, Ibicuí, Ibirapuitã, Santa Maria, Negro, Piratini, Jaguarão, Camaquã e arroios do sul do estado estão sob maior risco devido aos volumes extremamente elevados de chuva previstos.
Nesses locais, o perigo de inundações é iminente, tanto em pequenos arroios quanto em rios maiores das principais bacias hidrográficas.
Com volumes significativos de precipitação previstos para o período, a Defesa Civil recomenda que a população siga as orientações de segurança, como evitar travessias em áreas alagadas, desligar aparelhos eletrônicos em caso de tempestade, e buscar abrigo seguro.
Em caso de emergência, os números 190 e 193 estão disponíveis para atendimento.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp