Chuvas Intensas atingirão o Litoral Norte Gaúcho nos próximos dias
Uma nova análise meteorológica divulgada nesta quinta-feira reforça a possibilidade de chuvas intensas no Sul do Brasil nos próximos dias, com destaque para o Litoral Norte gaúcho e o Leste de Santa Catarina, segundo a MetSul.
Segundo os dados, há previsão de acumulados de precipitação que podem atingir de 100% a 200% da média histórica de chuva para o mês de abril.
A região entre o Litoral Norte gaúcho e o Leste de Santa Catarina está sob alerta para acumulados de precipitação excessivos a extremos nos próximos dias, principalmente nas áreas próximas à Serra do Mar.
As chuvas devem ser de natureza orográfica, com umidade do oceano avançando sobre o relevo e causando intensas precipitações.
A previsão é de que o episódio de instabilidade dure vários dias, com chuva prevista diariamente no Rio Grande do Sul até a próxima terça-feira.
Embora a chuva seja fraca ou de garoa na maior parte do período, em alguns momentos pode se tornar moderada a ocasionalmente forte na maioria das áreas do estado, com risco de chuva intensa isoladamente.
Hoje, a chuva não deve ser generalizada no Rio Grande do Sul, com áreas ao longo da fronteira com o Uruguai e mais ao Sul do estado sem previsão de precipitação.
No entanto, na sexta-feira a expectativa é de chuva mais ampla, embora pontos mais ao extremo Sul gaúcho possam permanecer sem chuva.
No fim de semana, uma área de baixa pressão vai reforçar a instabilidade, com chuva em todas as regiões do estado, podendo ser localmente forte.
A chuva também aumentará no Leste de Santa Catarina, podendo ser forte em alguns pontos e com elevados volumes.
Para a próxima semana, a previsão é de mais chuva, com a chegada de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão na região do Prata, que deve trazer mais precipitação para o Rio Grande do Sul.
A tendência é de que a maioria dos municípios gaúchos registre acumulados de chuva de ao menos 50 mm a 100 mm até a próxima terça-feira, com pontos do estado podendo receber volumes ainda maiores.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp