Chuvas podem superar a média mensal em apenas 72 horas no RS - Litoralmania ®
Foto: © Bruno Peres/Agência Brasil
Rio Grande do SulGeral

Chuvas podem superar a média mensal em apenas 72 horas no RS

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta reforçado sobre a possibilidade de chuvas volumosas e localmente excessivas que podem atingir o Sul do Brasil até a próxima sexta-feira.

Viu Internet

Em algumas regiões, os volumes de chuva podem ultrapassar a média histórica de todo o mês de outubro em apenas três dias, o que aumenta os riscos de alagamentos, inundações e a elevação do nível de rios.

O fenômeno será provocado por um centro de baixa pressão localizado entre o Nordeste da Argentina e o Paraguai, sistema que favorece a formação de nuvens densas e chuvas intensas, além de temporais isolados em partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A MetSul destaca que o maior perigo está concentrado no Norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e áreas do Sul e Oeste do Paraná.

Dr. Sander Fridman - 16/11

Na sexta-feira, o centro de baixa pressão se deslocará diretamente para o Sul do Brasil, aumentando o potencial para chuvas intensas antes de seguir em direção ao Oceano Atlântico, onde poderá se transformar em um ciclone extratropical, sem maiores consequências para o continente.

Segundo os meteorologistas, o acumulado de chuva em diversas áreas poderá ultrapassar 100 mm, chegando a 200 mm em localidades específicas, o que pode resultar em problemas urbanos e rurais, como enchentes e deslizamentos de terra.

Alagamentos são esperados em áreas urbanas devido à grande quantidade de chuva em curtos períodos de tempo.

Hoffmeister Assistência Funeral

Previsão detalhada de chuva dia a dia:

  • Quarta-feira: O maior volume de precipitação está previsto para o Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 50 mm e 100 mm em diversas cidades. Santa Catarina também terá chuvas significativas neste período.
  • Quinta-feira: A instabilidade se concentra mais intensamente em Santa Catarina e no Paraná, mas de forma localizada. No Rio Grande do Sul, as chuvas serão mais moderadas.
  • Sexta-feira: A chuva forte retorna, com risco de tempestades em Santa Catarina e Paraná, onde volumes altos podem ser registrados em um curto espaço de tempo. Já no Rio Grande do Sul, a instabilidade será menos severa.
  • Sábado: Com o deslocamento da baixa pressão para a costa, o Sul do Brasil começará a receber ar mais seco, resultando em uma gradual melhora do tempo, com sol e nuvens em várias regiões.
Xis do Jô

Impacto nos rios e alagamentos:

Os modelos meteorológicos indicam que Santa Catarina e Paraná serão os estados mais afetados pelas chuvas intensas, com possibilidade de os volumes ultrapassarem a média histórica do mês de outubro. Essa precipitação volumosa pode elevar os níveis dos rios, especialmente no estado catarinense, com destaque para a bacia do Rio Itajaí-Açu.

No Rio Grande do Sul, as bacias dos rios Uruguai e Jacuí devem ser impactadas nos próximos dias. O Rio Uruguai, que atravessa a Fronteira Oeste, deve registrar aumento de nível, mas sem projeções de enchentes graves. O Rio Jacuí, por sua vez, também pode subir em seu curso até desaguar no Lago Guaíba, em Porto Alegre, porém sem expectativa de cheias significativas.

Este evento de chuva intensa, embora preocupante, deverá ser seguido por uma trégua no clima, com o ingresso de ar mais seco e a melhora gradual nas condições meteorológicas a partir do sábado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários