Ciclista aventureiro que percorre o país passa por Osório - Litoralmania ®
Esportes

Ciclista aventureiro que percorre o país passa por Osório

O aposentado Janilton Ferreira, de 53 anos, ciclista que percorre o Brasil inteiro em duas rodas passou por Osório, na quinta-feira (19).

Na prefeitura,  conversou com o secretário de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Gilmar Luz e com o prefeito em exercício Luiz Gomes Anflor (Kalú). Contou sua façanha e mostrou as fotos tiradas com celebridades, incluindo Lula, Bussunda, Ana Maria Braga, Banda Calipso e jogadores da seleção brasileira (Juan). 

Janilton percorre o país com o intuito de conhecê-lo de ponta a ponta. Já passou por 24 capitais do Brasil, desconhece apenas Macapá (AP) e Rio Branco (AC). 

Ele saiu de Itajaí (SC), sua cidade natal, em 9 de maio de 2006 e  foi ao Pará. Em Belém foi de barco até Manaus (AM), onde apareceu no programa Esporte Espetacular da TV Globo. Da capital amazonense  foi de barco até Humaitá (AM), onde reside atualmente. No dia 31/08 ele recomeçou o novo trajeto, saiu de Humaitá com destino ao sul do Brasil, andando somente de bicicleta.

Em Itajaí, ele trocou os pneus da “Rebeca”, nome que ele chama sua bicicleta. “A bichinha não é de marcha, é guerreira e não se entrega”, acrescentou. Disse que pedala entre 90 a 120 km por dia. Em 1987, já havia feito uma façanha semelhante, pedalando pelo Uruguai, Argentina e Paraguai.

Disse que vai até o Chuí, agora, e de lá até o Uruguai, Argentina e Paraguai. Se tudo der certo, quer estar em agosto em Foz do Iguaçu (PR). Retornará para Humaitá somente em dezembro.

O catarinense também aproveita os momentos de descanso entre uma jornada e outra para conversar com os jovens pedindo a eles que troquem as drogas pelo esporte. “Quando paro próximo a um posto de combustíveis, falo com os caminhoneiros sobre os males provocados pelo álcool”, frisou Janilton.

O ciclista salientou também, que em 2004 já havia passado por Osório. Disse que foi bem recebido pelas autoridades e  pela população  nestas duas vezes. Pretende  voltar em outra oportunidade. “Aqui o povo é hospitaleiro e atencioso, pára para conversar com a gente”, destacou.

Janilton seguiu seu caminho com destino a municípios da região metropolitana. 

Comentários

Comentários