Ciclone
Geral

Ciclone bomba na costa muda o tempo no RS

Ciclone intenso com características de ciclone bomba vai influenciar o tempo no Rio Grande do Sul neste fim de semana com temperatura menor, vento no Leste gaúcho e amplo predomínio do sol com tempo aberto na maioria das localidades, segundo a MetSul.

O ciclone já maduro e em intensificação era visível nas imagens de satélite no Atlântico, a Sudeste do Rio Grande do Sul, na madrugada deste sábado.

De acordo com dados do modelo meteorológico europeu, pela rodada da 0Z de hoje, o centro de baixa pressão que estava às 9h ontem com 1010 hPa na costa do Uruguai estará no mesmo horário hoje com 975 hPa a cerca de mil quilômetros a Leste da foz do Rio da Prata.

Com isso, o critério pra classificação de ciclone bomba ou bomba meteorológica de aprofundamento de ao menos 24 hPa em 24 horas de centro de baixa pressão estará preenchido, uma vez que a queda da pressão no centro do ciclone projetada pelo modelo é de 35 hPa em apenas 24 horas, configurando uma ciclogênese explosiva.

O ciclone impulsiona uma massa de ar frio para o Sul do Brasil com queda de temperatura neste fim de semana. Mesmo não sendo uma massa de ar frio forte, o ar seco a Oeste do ciclone, entretanto, vai favorecer intenso resfriamento noturno.

Assim, espera-se temperatura mais agradável durante o dia e noites mais frias, o que já se percebe no começo deste sábado.

No decorrer do dia, a circulação de nuvens de ciclone no oceano pode gerar chuva isolada e passageira no Leste gaúcho, sobretudo na costa.

Por efeito do ciclone, o vento sopra moderado e por vezes com rajadas no Sul e no Leste do estado.

Rajadas de 60 km/h a 80 km/h, isoladamente superiores, podem ocorrer no Leste gaúcho, em particular na costa.

No domingo (02), O ciclone se afasta, mas o ar seco e mais ameno impulsionado pelo sistema persistem, ainda de acordo com a MetSul.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários