Ciclone e frente fria ampliarão instabilidades no Sul e Sudeste do Brasil
Durante o fim de semana, o Sul e o Sudeste do Brasil enfrentam instabilidade devido à circulação de umidade marítima e à passagem de uma frente fria pela costa.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
Prevê-se risco de chuvas fortes em pontos isolados, especialmente nos estados do Sul.
O fenômeno é resultado da atuação de um centro de alta pressão atmosférica a leste da província de Buenos Aires, acompanhando uma massa de ar mais frio sobre o Atlântico Sul.
Simultaneamente, uma frente fria associada a um ciclone mais ao sul do Atlântico desloca-se pela costa, afetando o litoral do Sudeste do Brasil.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
A circulação de umidade proveniente do mar em direção ao continente, através do centro de alta na costa argentina, traz nuvens e instabilidade para o estado gaúcho, afetando também o Leste catarinense.
Santa Catarina e Paraná enfrentarão chuvas em vários pontos ao longo do fim de semana, impulsionadas pelo ar tropical quente e pela presença da frente ao longo do litoral.
No Rio Grande do Sul, o sábado apresenta sol entre muitas nuvens em algumas cidades, enquanto diferentes regiões podem ter um dia mais nublado, segundo a MetSul.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″]
A passagem de uma frente fria pela costa induzirá instabilidade no continente, provocando chuvas localizadas, principalmente nas Metades Norte e Leste do estado.
No domingo, o sol aparecerá com nuvens em mais áreas, embora ainda haja momentos de maior nebulosidade, principalmente no Leste.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]
O ingresso de ar mais ameno a partir de um centro de alta pressão trará um domingo com temperaturas agradáveis para a época, embora favoreça ventos do quadrante Leste, podendo soprar moderadamente com rajadas ocasionais.
O Sudeste do Brasil também enfrentará instabilidade, inicialmente devido ao ar tropical quente e úmido, seguido pela passagem de uma frente fria pela costa, reforçando a instabilidade.
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro devem enfrentar pancadas de chuva hoje e amanhã, com alto risco de chuvas fortes a intensas e possíveis temporais.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]