Ciclone extratropical atua na costa e mudará tempo em SC
Neste final de semana, Santa Catarina enfrenta condições climáticas adversas devido à formação de um ciclone extratropical na costa.
A previsão é de um aumento significativo nas chuvas, acompanhadas por temperaturas baixas, similares às registradas no Rio Grande do Sul.
A partir deste sábado, 13 de julho, a chuva que já atingiu algumas áreas na sexta-feira se intensificará, com acumulados médios entre 30 e 60 milímetros.
As temperaturas máximas variam entre 10ºC e 19ºC em todo o estado.
Durante a madrugada e início da manhã, as mínimas chegaram a 3ºC em Urupema e 4ºC em São Miguel do Oeste e Água Doce, conforme os dados do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).
Gislânia Cruz, meteorologista do Ciram, informou que o clima deste final de semana será influenciado pela formação de uma frente fria no Sul, associada ao ciclone extratropical na costa brasileira:
— O tempo ficará mais instável, com maiores possibilidades de chuva em todo o estado.
A meteorologista destacou que o Vale do Itajaí e o litoral catarinense devem receber atenção especial:
— O Vale do Itajaí já teve muita chuva no domingo passado e durante a semana. Agora, no final de semana, a chuva pode ser mais significativa, com algumas cidades possivelmente superando 100 milímetros.
No domingo, 14 de julho, a Grande Florianópolis e o Litoral Sul devem registrar acumulados de 50 a 80 milímetros. Entretanto, Gislânia Cruz prevê que o tempo começará a melhorar gradativamente ainda no dia 14, com as máximas subindo ligeiramente, mas permanecendo abaixo dos 20ºC.
— A instabilidade vai começar a se afastar, e na próxima semana, esperamos um tempo mais firme — concluiu a meteorologista.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp