Ciclone extratropical atua na costa e trará ventos nas próximas horas, alerta MetSul
Esta noite de domingo (04) e as primeiras horas da segunda-feira (05) serão de muito ventoso no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul em consequência de uma área de baixa pressão que vai dar origem a um ciclone extratropical durante a segunda-feira a Sudeste do território gaúcho, segundo informações da MetSul Metereologia.
Este ciclone traz vento para o Sul e o Leste do Estado entre o final da segunda e o começo da terça-feira.
As rajadas mais fortes devem ocorrer no Sul gaúcho, em particular entre o Chuí e Mostardas, com velocidade entre os 60 km/h e 80 km/h, e em pontos do Leste do Estado como a Lagoa dos Patos e seu entorno assim como o Litoral Norte gaúcho devem ficar entre 50 km/h e 70 km/h, podendo se isoladamente superiores.
A instabilidade aumenta nesta noite de domingo no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul à medida que um centro de baixa pressão – que dará origem ao ciclone – começa a se formar e aprofundar e com a passagem de um cavado (área de menor pressão). Por isso, cidades do Sul e do Centro para o Leste gaúcho devem ter chuva.
É o caso de Porto Alegre. A chuva na parte Norte da Lagoa dos Patos, na região de Porto Alegre e no Litoral Norte pode ser moderada a forte em alguns momentos com possibilidade de precipitação por vezes isoladamente até torrencial com chance de algumas trovoadas.
Devido à chuva prevista agora à noite e no começo desta segunda, e que vai se somar à volumosa ocorrida ontem e nos últimos dias, o que deixa o solo mais instável pela saturação de água, o vento moderado a forte agrava muito o risco de queda de árvores em Porto Alegre e outras localidades do Leste gaúcho.
As informações são da MetSul.