Ciclone extratropical e frente fria trazem mudanças no clima do Rio Grande do Sul
Os moradores do Rio Grande do Sul enfrentarão uma semana marcada por uma mistura de calor, chuva e quedas bruscas de temperatura, além da possibilidade de temporais.
O veranico que tem predominado nos últimos dias deverá continuar até quinta-feira (22), com termômetros atingindo cerca de 30°C em alguns municípios.
Contudo, a previsão indica que a chuva atingirá grande parte do Estado, com destaque para as regiões Sul e Campanha, onde os volumes serão mais expressivos.
Um ciclone extratropical, aliado ao avanço de frentes frias, deverá derrubar as temperaturas no fim de semana.
De acordo com a Climatempo, a instabilidade começa a se intensificar na segunda-feira (19), com chuva projetada principalmente para a Metade Sul.
As maiores precipitações ocorrerão na Campanha, Sul e Litoral Sul, com Bagé, na Campanha, registrando temperaturas entre 13°C e 19°C e 32 milímetros de chuva.
Em Porto Alegre, a variação será entre 16°C e 26°C, sem previsão de chuva.
Na terça-feira (20), a instabilidade se espalha pela Metade Sul e Centro, com possibilidade de temporais. Uruguaiana e Santa Maria, por exemplo, devem receber até 24 milímetros de chuva.
Já na Região Metropolitana, a previsão é de garoa, com Porto Alegre registrando apenas três milímetros de chuva.
O Norte do Estado, como Passo Fundo, deverá permanecer seco, com máximas de até 26°C.
A formação de um ciclone extratropical sobre o Uruguai intensificará a instabilidade na quarta-feira (21), trazendo temporais e ventos fortes para as regiões Oeste, Central, Sul e Campanha.
Cidades como Caçapava do Sul e Pelotas devem registrar 60 e 48 milímetros de chuva, respectivamente, enquanto a capital Porto Alegre seguirá sem chuva.
Na quinta e sexta-feira (22), a instabilidade se espalha por todo o Rio Grande do Sul, atingindo o Sul, Centro, Missões, Região Metropolitana, Serra e Norte, com chuvas em várias regiões.
— Haverá uma gangorra nas temperaturas, com variações significativas de uma região para outra durante a semana.
O calor persistirá até quinta, quando uma frente fria e uma massa de ar polar avançarão, trazendo um fim de semana de frio intenso — afirma Vitor Takao, meteorologista da Climatempo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp