Ciclone Extratropical se formará na Costa do RS nas próximas horas
A MetSul Meteorologia alerta para a formação de um ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil, decorrente de um centro de baixa pressão, que trará chuva e frio entre hoje e amanhã.
O impacto será mais sentido a partir de amanhã na região Sul.
Nesta terça-feira, o sol apareceu com nuvens após um amanhecer frio em várias regiões gaúchas, incluindo Porto Alegre.
No entanto, a nebulosidade começou a aumentar a partir do Oeste devido ao avanço de ar quente em altitude, formando uma área de baixa pressão e induzindo a formação de nuvens.
Segundo a previsão, a partir da segunda metade do dia de hoje, nuvens cobrirão grande parte do território gaúcho, deixando o céu nublado e encoberto em locais que, pela manhã, tiveram sol, como Porto Alegre.
No final do dia, pode chover ou garoar à noite em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, embora a precipitação seja irregular e fraca, tornando-se mais generalizada na madrugada de quarta-feira.
Em Santa Catarina, o dia será de muitas nuvens com aberturas localizadas e chuva em alguns pontos. À noite, a chuva retornará para grande parte do estado, com possibilidade de raios e granizo isolado.
No Paraná, haverá abundância de nuvens e chuva em algumas áreas, principalmente no Leste.
A instabilidade aumentará nas próximas horas no Leste, enquanto em outras regiões haverá apenas nuvens e pouca precipitação.
Na madrugada e manhã de quarta-feira, a baixa pressão se intensificará no Noroeste gaúcho e migrará para o Leste, em direção ao oceano, levando chuva para grande parte do Rio Grande do Sul e várias regiões catarinenses.
A chuva será fraca na maioria das cidades, mas pode ser moderada a forte em alguns pontos.
Durante a quarta-feira, com o deslocamento da baixa pressão para o mar, convertendo-se em um ciclone extratropical, a cobertura de nuvens diminuirá e o sol aparecerá em meio a períodos nublados em parte do Rio Grande do Sul.
No entanto, no Leste e Nordeste do estado, ainda pode haver precipitação isolada e passageira. Em pontos isolados de Santa Catarina, ainda pode chover.
Na quinta-feira, o ciclone estará sobre o Atlântico e se afastará rapidamente, garantindo a presença do sol e nuvens nos três estados do Sul do Brasil, com formação de nevoeiro e neblina em algumas áreas durante a madrugada e amanhecer.
O sistema no Atlântico impulsionará ar mais seco e frio para o Rio Grande do Sul, trazendo um amanhecer gelado.
O Que Esperar da Chuva:
O centro de baixa pressão originará um ciclone na costa, mas não deverá trazer altos volumes de chuva na maioria das localidades do Sul do Brasil. Os maiores acumulados estão previstos para pontos do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.
A projeção de chuva acumulada até 21h de quarta-feira pelo modelo de alta resolução WRF, inicializado com o modelo do Centro Meteorológico Europeu, indica chuvas entre 10 mm e 30 mm na maioria das localidades. Em pontos mais a Oeste do Rio Grande do Sul, pode nem chover.
Os maiores volumes devem ocorrer no Nordeste gaúcho entre os Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte.
Vento Moderado a Forte:
A formação do ciclone na costa durante a quarta-feira trará vento em parte do Rio Grande do Sul, mas não se espera ventania intensa, pois o ciclone não será profundo e não haverá um grande gradiente de pressão atmosférica.
As rajadas mais intensas ocorrerão no oceano, superando 100 km/h em mar aberto.
Durante a quarta-feira, o vento se intensificará no Leste do estado.
As rajadas mais fortes, em média de 50 km/h a 70 km/h, e isoladamente superiores, devem ocorrer no Norte da Lagoa dos Patos e no Centro e Norte do Litoral, entre Mostardas e Torres.
O vento soprará com rajadas fortes também na borda dos Aparados da Serra, em cidades como São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.
Aumento do Frio com o Ciclone:
Ciclones extratropicais impulsionam ar mais frio e seco a Oeste do sistema.
Isso trará ar mais frio e seco para o Rio Grande do Sul na quarta e no início da quinta-feira, resultando em temperaturas baixas mesmo durante a tarde em várias cidades.
A projeção de geada do modelo canadense para o amanhecer de quinta-feira indica a probabilidade de geada em diversas regiões gaúchas e nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O ar frio diminuirá rapidamente durante a ensolarada quinta-feira, com temperaturas mais elevadas do que na véspera.
Entretanto, uma nova frente fria trará chuva para parte do Sul do Brasil entre sexta e sábado, seguida por uma potente massa de ar frio de origem polar, deixando o fim de semana e o início da próxima semana gelados.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp