Ciclone extratropical traz ventania e agitação marítima para o Litoral
Depois do calorão com máximas acima de 30C°, o tempo deve mudar com um Ciclone extratropical no Litoral Gaúcho, com ventania e agitação marítima.
No domingo (11), o ciclone se encaminha em direção ao oceano, mas afetará todo o o Rio Grande do Sul.
Em alto mar, ele sopra ventos para a faixa leste (Litoral) do Estado que podem chegar a 70 km/h, além de agitação marítima, com ondas que podem passar dos dois metros de altura, além de trazer chuva, segundo a Somar Meteorologia.
A Marinha do Brasil também emitiu alerta de possibilidades de temporais na região.
Veja abaixo na íntegra.
“A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alerta que a formação e o avanço de uma frente fria poderão provocar ventos de direção Nordeste a Noroeste e, posteriormente, de direção Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 85 km/h (47 nós), na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre a noite do dia 10 de abril e a manhã do dia 12 de abril.
Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão ocasionar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Oeste a Sudoeste e, posteriormente, de direção Sudoeste a Sudeste, com até 6,0 metros de altura, entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre a manhã do dia 11 de abril e a noite do dia 12 de abril.
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.
Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o RUMAR – Instituto Rumo ao Mar.
Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”.